67% dos brasileiros farão compras para o Dia dos Pais

Aumento em relação ao ano passado deve-se à vontade de presentear esposo e sogro

por Daiane Crema seg, 05/08/2019 - 17:09

No próximo domingo (11), é celebrado o Dia dos Pais, e a data promete levar 67% dos consumidores brasileiros às compra. Isso significa que aproximadamente 105 milhões de pessoas devem comprar presentes para os seus entes queridos na data. O número representa um aumento de seis pontos percentuais em relação ao ano passado.

Um dos fatores que indica o aumento do percentual é que 18% planejam comprar algo para o esposo e 11% para o sogro. Os dados são de um levantamento feito pela a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Porém, este aumento não significa que os consumidores pretendem investir mais nas compras. É que 43% dos entrevistados disseram que vão comprar apenas um presente, enquanto 26% afirmaram que vão gastar mais para agradar os pais. Já 23% dos consumidores não têm a intenção de usar a data como justificativa para presentear. Desses, a metade (50%) apontou o motivo pelo fato de já ter perdido o pai.

As roupas lideram o ranking das intenções de compra com 52%, seguido de perfumes e cosméticos, com 36%. Sobre os locais de compra, o principal fator que influencia o consumidor é o preço (52%), depois, os descontos e promoções (40%).

A pesquisa também apontou que a vontade de presentear é maior do que a responsabilidade financeira, pois 20% dos consumidores costumam gastar mais do que podem. Além disso, três em cada dez pessoas que pretendem fazer compras para o Dia dos Pais estão com as contas em atraso, sendo que 68% deles estão inadimplentes.

COMENTÁRIOS dos leitores