8 Ações para empreender na década do consumo sustentável

seg, 03/02/2020 - 07:23

A tendência da nova década inclina-se a favor do consumo sustentável, e para um maior compromisso e respeito pelo meio ambiente.

Há ações que podem ser empreendidas para contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2015-2030) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a vida sustentável na Terra.

A dez anos de 2030 devemos atuar desde agora com grande responsabilidade para o fiel cumprimento dos ODS, missão na qual deverão estar envolvidas todas as nações e para a sustentabilidade do mundo.

A seguir apresentamos algumas ações que pode empreender para começar a proceder em função dos ODS formulados pela ONU para que cada um de nós ponha em marcha sua contribuição para o consumo sustentável na década.

Ação 1. Objetivo 1: Pôr termo à pobreza em todas as suas formas em todo o mundo

Doe a um centro comunitário de coleta a roupa que já não usa, ou qualquer outro recurso que não necessite. Você também pode fazer um trabalho voluntário comunitário, e dar um pouco de tempo para as pessoas ou comunidades marginalizadas que necessitam de atenção prioritária.

Ação 2. Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável

Não desperdice os comestíveis, uma alta percentagem dos alimentos são descartados no lixo. Compre apenas o que vai consumir para evitar desperdiçar desnecessariamente a comida, além disso com esta prática melhorará a sua economia.

A sua contribuição será inclusivamente benéfica para o ambiente, pois contribuirá para a redução das emissões de CO2 relacionadas com a cadeia de produção de alimentos.

Ação 3. Objetivo 6: Garantir a disponibilidade de água e a sua gestão sustentável e o saneamento para todos

Faça bom uso de água potável, repare vazamentos de água e não deixe a torneira aberta. Lave o veículo num centro de lavagem onde a água seja reutilizada e não seja banhada por um período de tempo superior a 7 minutos. Estas ações permitirão poupar anualmente um grande volume de água.

Ação 4. Objetivo 7: Garantir o acesso a uma energia acessível, segura, sustentável e moderna para todos

Certifique-se de apagar as luzes antes de sair de casa e durante o dia, desligue os aparelhos quando não os utilizar. Muitos estudos mostram que essas ações economizam 10% de energia. Por outro lado, representa uma economia no orçamento familiar e, naturalmente, contribuirá para a poupança de energia e para o controlo da poluição.

Ação 5. Objetivo 11: Tornar as cidades e os colonatos humanos inclusivos, seguros e sustentáveis

Deixe o carro em casa e utilize principalmente o transporte público. Uma boa caminhada ao trabalho repercute favoravelmente em sua saúde e reduz os contaminantes que provocam os veículos em movimento. Esta prática ajuda a reduzir o impacto ambiental e será uma sábia decisão para incrementar a sua economia.

Ação 6. Objetivo 12: Garantir modos de consumo e de produção sustentáveis

Recicle e reutilize tudo o que tem em casa, doe ou venda as coisas que considere inúteis.

Conserte os equipamentos danificados e não descarte os que tem porque saiu uma nova versão. A indústria da moda começou a impulsionar o aluguel de roupas como medida para estimular o consumo sustentável.

Ação 7. Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus efeitos

Troque o plástico pelo vidro, se se ajustar a esta rotina economizará dinheiro e contribuirá para salvar o planeta. Os sacos de plástico para transporte de produtos podem ser substituídos por outros artigos reutilizáveis que ajudem a levar os comestíveis de um lugar a outro.

Ação 8. Objetivo 15: Proteger, restabelecer e promover a utilização sustentável dos ecossistemas terrestres.

Recicle todo o papel que puder, evite impressões de documentos. De preferência, manuseie as informações em digital. A indústria do papel sacrifica milhares de árvores por ano, o que significa que, para manter os níveis de produção em função do consumo são abatidas grandes áreas de floresta em todo o mundo.

Talvez este empenho individual com vontade de mudança pareça insuficiente para aproximar-se dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas se unirmos os esforços e compartilharmos a muitas pessoas esta informação certamente conseguiremos fazer a diferença.

COMENTÁRIOS dos leitores