Cuidados especiais com seu pet no outono

Com a chegada do frio, bichinhos de estimação precisam de atenção redobrada

Junior Coneglianpor seg, 23/03/2020 - 17:45
Foto: Divulgação/Piqsels Os tutores devem estar atentos à qualidade e à quantidade da água oferecida ao animal Foto: Divulgação/Piqsels

Em diversas regiões do país, já se pode sentir a queda na temperatura causada pela chegada do outono. É uma época que requer cuidados não só para as pessoas mas também para os animais de estimação. “Neste período de outono e inverno, algumas medidas devem ser adotadas para que os problemas sejam minimizados, como atenção para alimentação, banhos, umidade relativa do ar, atenção para o abrigo dos pets, bem como camas, aqueles que dormem em quintal etc.’’ explica a médica veterinária Karina D’Elia Albuquerque.

Karina alerta os tutores para a correta alimentação dos animais, que deve ser mais espaçada porém mantendo a quantidade recomendada. “São raros os casos em que o médico veterinário indica aumentar a quantidade da alimentação. A recomendação é fracionar mais as refeições, de modo que o pet não fique muito tempo com o estômago vazio’’, recomenda.

Além disso, os tutores devem estar atentos à qualidade e à quantidade da água oferecida ao animal. “A água deve sempre ser trocada a ponto de estar limpa e fresca. Como a umidade do ar está muito baixa em algumas regiões, somente a troca de água não é suficiente. Nesses casos, as recomendações são: colocar umidificadores de ar no ambiente e toalhas úmidas nas janelas a fim de melhorar a qualidade do ar’’, ensina.

Para quem tem animais que ficam do lado de fora da casa, no quintal, a veterinária orienta a proteger os bichinhos que tenham pelos curtos com roupinhas condizentes com o clima.

COMENTÁRIOS dos leitores