Após quase 10 meses de buscas, Itália captura urso

M49 era procurado após comer rebanhos e invadir propriedades

qua, 29/04/2020 - 09:38
Pixabay Pixabay

Após quase 10 meses de buscas, as autoridades florestais da Itália conseguiram capturar um urso considerado responsável por matar rebanhos, causar danos ao patrimônio e invadir áreas públicas e privadas.

O animal, identificado como M49, havia escapado de um centro de recuperação da fauna alpina em Casteller, na cidade de Trento, norte do país, em meados de julho passado, mas foi capturado nas montanhas que circundam a cidade vizinha de Tione na noite da última terça-feira (28).

O urso está em boas condições, segundo o Corpo Florestal de Trento, e foi transportado novamente para Casteller, onde ficará em uma área cercada de reserva natural normalmente destinada a animais feridos.

"A captura do urso M49 provoca um suspiro de alívio em quem vive na montanha e se sente indefeso perante os perigos de um exemplar cuja agressividade foi comprovada cientificamente", diz uma nota da confederação dos agricultores italianos, a Coldiretti.

Já a entidade animalista Liga Antivivissecção (LAV) pediu a libertação do urso porque a "prisão" de Casteller "não é compatível com suas características". "É uma inútil crueldade com um animal que, como nós, ama a liberdade e defendeu esse direito em uma desesperada fuga de nove meses", acrescentou.

Segundo a organização, o urso "nunca representou perigo para o ser humano" e vai ser condenado "à prisão perpétua" só por ter "comido algum alimento mal protegido em alguns refúgios de montanha". 

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores