RMR: comprovante de residência poderá ser solicitado
Governo de Pernambuco orienta circulação, para atividades essenciais, apenas no bairro de origem de pedestres e motoristas
Governo estadual também reforçou que, por 15 dias, não será permitida a entrada de veículos nos cinco municípios em isolamento social rígido. (Reprodução)
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda (11), o Governo de Pernambuco detalhou as medidas de isolamento social rígido que serão adotadas, entre os dias 16 e 31 de maio, nos municípios de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, que concentram 80% dos casos da Covid-19 no estado. Transeuntes e condutores de veículos deverão, preferencialmente, circular apenas no bairro em que residem, utilizando máscaras e portando comprovante de residência e identidade. O decreto do governador Paulo Câmara será publicado na íntegra no Diário Oficial da próxima terça (12).
De acordo com o Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, todas as forças de segurança do estado e dos municípios- incluindo bombeiros, guardas municipais, vigilância sanitária e até mesmo a polícia científica- serão empregadas no esforço de fiscalizar o obedecimento das medidas de circulação. “Nosso objetivo não é o de utilizar o poder de polícia para autuar a população, mas conscientizar e orientar. É claro que se houver insistência no descumprimento das medidas sanitárias ou desacato poderá haver condução para a delegacia. Também não haverá cobrança de multas, mas os veículos poderão ser recolhidos”, explica.
Pádua reforça que serão formadas blitz para fiscalizar também o obedecimento do rodízio de veículos, que funcionará a partir da permissão de circulação baseada na numeração final da placa dos veículos: caso a indicação seja ímpar, só será permitido tráfego em datas ímpares; em caso de numeração ímpar, o tráfego só poderá ocorrer em dias ímpares do mês. “O serviço de rodízio é para todos, mas o decreto prevê algumas excepcionalidades. O médico e o profissional de segurança, apresentando documento de identificação profissional, poderão circular com seus veículos em qualquer data. O funcionário do supermercado não”, coloca.
Também poderão circular em qualquer dia veículos de: socorro e atendimento médico; imprensa; servidores públicos das áreas de assistência social, saúde e segurança no exercício de suas funções; incêndio e salvamento; distribuição de água, gás, saneamento,, coleta de lixo, energia e internet; carga; postos de combustíveis; gêneros alimentícios; atividades médico-hospitalares; de quem trabalha em instituições financeiras, bancos ou lotéricas; de uso da união, do estado e do município, além de ônibus e táxis. Motoristas de aplicativos estão sujeitos ao rodízio. “Os serviços bancários continuam funcionando normalmente, incluindo para quem precisar sacar o auxílio [Emergencial]”, completa Pádua.
Taxa de infecção
Segundo o secretário de Saúde, André Longo, Pernambuco apresenta taxa de infecção por Covid-19 entre 1,3% ou 1,4%. “Para deitar a curva de crescimento da doença é preciso reduzir para 1%. Hoje, a taxa incidência mostra-se em crescimento e, em relação aos óbitos, observamos aumento sem perspectiva de decréscimo. Sabemos dos transtornos causados pelas medidas, mas elas só estão sendo tomadas porque precisamos salvar vidas”, completa.