Pequenas alegrias podem ser redescobertas no isolamento

De atividades físicas ao sol da tarde, confira dez dicas para enfrentar a quarentena

por Junior Coneglian qua, 27/05/2020 - 17:27
Tatiana Syrikova / Pexels Tatiana Syrikova / Pexels

O processo de adaptação ao isolamento social é desafiador para todos. Em meio à pandemia, com a rotina alterada em diversos setores, separamos pequenas alegrias da vida adulta que podem ser resgatadas nesse período.  

1 – Conversar com os vizinhos pelo muro

Este é o único jeito de comunicação real sem contar as telas de smartphones e tablets. Além de ser uma prática antiga em muitas regiões, pode resgatar ou construir uma relação com alguém tão próximo e que talvez não tenha percebido.

2 – Sentar na janela para tomar sol

Limitados ao espaço de casa, em meio a pandemia e em épocas já mais frias, ter um local quentinho onde haja luz natural é, sem dúvidas, um privilégio. Especialistas apontam que é necessário, pelo menos, 30 minutos de luz solar para manter a vitamina D do corpo, além de auxiliar no processo imunológico, diminuindo os riscos de depressão, absorvendo e fixando a produção de cálcio e fósforo, como pontua uma reportagem do portal Tua Saúde.  

3 – Tomar um café da manhã com tranquilidade

A rotina corrida que muitos enfrentam de cruzar a cidade sacrifica alguns momentos, como acordar e poder organizar o dia com tranquilidade. Para os que estão realizando home office, a organização do tempo pode auxiliar na realização das tarefas de forma mais flexível.

4 – Não usar roupas sociais

Este é o prazer de muitos. Poder usar uma roupa confortável ou apenas montar o look da parte de cima para aparecer em uma vídeoconferência (o que tem sido a aposta de muitos editoriais de moda, conhecido como o novo hi-lo).

5 – Praticar novos esportes e atividades

A internet pode ser aliada a esse objetivo. Há inúmeros aplicativos que disponibilizam técnicas de yoga e meditações guiadas. A sugestão é apostar em novas atividades para enfrentar o momento, o resultado pode ser duradouro.

6 – Dormir cedo

O sono pode ser o principal afetado em meio a pandemia. Por conta do domínio de tempos incertos, a ansiedade pode tomar conta da mente, portanto, atente-se a este horário e tente seguir uma rotina. "A quebra da rotina pode resultar em insônia e sentimentos de tristeza, perdas e possiveis depressões, a longo prazo", como comenta a psicóloga Ana Carolina Boian, da clínica Árvore da Vida Psicologia.

7 – Apreciar os sons e cores da natureza

Atente-se aos pássaros que cantam perto de sua casa. Abra a janela e observe o pôr do sol e o início da noite. Para maior exclusividade, tente acordar antes do sol nascer e não verifique as redes sociais, foque em coisas reais.

8 – Brincar com os animais de estimação enquanto trabalha

Este é um dos privilégios do home office. A organização do tempo se torna mais individual e no costume do lar pode-se realizar momentos de prazer, como brincar ou acariciar seus pets enquanto responde um e-mail, por exemplo.

9 – Desenhar, colorir ou fazer algum tipo de arte

A arte é uma ferramenta que ajuda a expressar de forma pessoal nossas emoções, sentimentos, traumas e pensamentos. "A realização e expressão da arte, seja qual for, representam a essência do ser humano", comenta o psicólogo Reinaldo Braga.

10 – Ouvir sua música favorita e dançar na sala

Um dos poucos prazeres inexplicáveis está na alegria de ligar o rádio e ouvir sua música favorita, aproveite para arrastar os móveis da sala e dançar sozinho e de olhos fechados, onde ninguém pode te ver.

 

COMENTÁRIOS dos leitores