Vírus já estaria na Espanha antes da China relatar casos

Segundo pesquisadores, traços do vírus foram achados em amostra de esgoto coletadas em março de 2019 na capital da Catalunha

por Luan Amaral sab, 27/06/2020 - 15:15
Pixabay Pesquisa da Universidade de Barcelona encontrou vírus meses antes de surto iniciar na China Pixabay

A Universidade de Barcelona emitiu um comunicado nessa sexta-feira (26), onde alega que o coronavírus pode ter chegado à Espanha muito antes dos primeiros casos de Covid-19 serem confirmados pelo governo chinês, em novembro de 2019. Segundo pesquisadores, traços do vírus foram achados em amostra de esgoto coletadas em março de 2019 na capital da Catalunha. 

A publicação da instituição de ensino divulgou que os pesquisadores analisaram materiais conservados desde de 2018 após identificarem aumento da presença do vírus em águas residuais de acordo com aumento dos casos em 2020, mas nas amostras anteriores a pandemia apenas essa de março de 2019 deu positivo para a presença do vírus mesmo que em menor quantidade. 

“Todas as amostras foram negativas para a presença de genomas de SARS-CoV-2, exceto em 12 de março de 2019, onde os níveis de SARS-CoV-2 eram muito baixos, mas claramente positivos para PCR e, em mais, usando dois alvos diferentes ", explica o pesquisador Albert Bosch.

O estudo que seguirá em curso em busca de novos resultados tem como interesse ajudar no combate ao vírus. Isso porque apesar de ser um vírus respiratório a presença do SARS-CoV-2 e a identificação do mesmo em esgotos e águas residuais pode ser uma forma de combater um possível novo surto do Covid-19. 

"Barcelona recebe muitos visitantes por motivos turísticos ou profissionais e é mais do que provável que uma situação semelhante tenha ocorrido em outras partes do mundo", diz Albert Bosch que também é presidente da Sociedade Espanhola de Virologia.

COMENTÁRIOS dos leitores