Após 75 anos, empresa do vidro 'inquebrável', quebrou

Conhecida por ser 'inquebrável', a louça transparente, de cor amarronzada, marcou presença nas principais refeições de famílias no Brasil e no mundo

por Katarina Bandeira sex, 25/09/2020 - 14:24
Duralex/Divulgação Empresa funcionou por 75 anos Duralex/Divulgação

Mesmo que você não saiba identificar a marca pelo nome, é bem possível que já tenha almoçado em um prato feito pela Duralex. Conhecida por ser "inquebrável", a louça transparente, de cor amarronzada, marcou presença nas principais refeições de famílias no Brasil e no mundo. Apesar disso, uma série de erros de negócios acabou levando a companhia francesa a passar por uma recuperação judicial. Após 75 anos de existência, a empresa do vidro inquebravel, quebrou. 

De acordo com a imprensa francesa, em 2017, a companhia precisou reduzir drasticamente sua produção por mais de um ano, após a substituição de um de seus fornos dar errado. Com sede em La Chapelle-Saint-Mesmin (Loiret), a Duralex perdeu 60% de seu volume de negócios de exportações, que equivalia a 80% de seu fluxo de caixa. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, os problemas se agravaram ainda mais.

Atualmente, a fabricante de louças de vidro conta com 248 funcionários. Para o processo, as dívidas foram congeladas e a empresa poderá propor um plano de recuperação por continuação, para que seu próximo dono não deixe seu legado ser extinto. A decisão foi endossada na última quarta-feira (23) pelos juízes do tribunal comercial de Orleans e será acompanhada por um período de observação de seis meses.

COMENTÁRIOS dos leitores