Preso homem que deixava idosa viver suja e entre ratos
Vítima era a própria mãe do agressor e vivia em cativeiro sem comida e energia elétrica
Agentes da Polícia Civil, que atuam por meio da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID), prenderam em flagrante nesta sexta-feira (23), um homem de 34 anos, pelos crimes de Maus Tratos e Retenção de Cartão de Benefício de Pessoa Idosa. O caso aconteceu no bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife.
Segundo a polícia, a vítima trata-se da mãe do agressor, “Dona Hilda”, uma idosa de 70 anos, que vivia sob condições insalubres e era abandonada com frequência. No cativeiro, também não havia medicação ou alimentos em condição de preparo.
O flagrante foi coordenado pelas delegadas Tereza Nogueira e Marissandra Pimentel, que estão à frente da DPID. A denúncia chegou aos policiais da unidade por meio de material enviado através do WhatsApp, por uma conhecida. Fotos e vídeos da senhora mostravam a situação desumana, e que vinha ocorrendo há meses.
A denunciante também fornecia comida à vítima, voluntariamente, e se dispôs a testemunhar contra o autor.
Ao ser questionado sobre o cartão do benefício da mãe, o autuado informou que “encontra-se empenhado com um agiota”, deixando claro que, além dos crimes citados, também se apropriou dos proventos da genitora em benefício próprio.
A idosa é cadeirante e apresenta sequelas de um AVC. No local, havia muito lixo e até mesmo ratos, e a vítima, que possui dificuldades de locomoção, não tomava banho há dias. Na denúncia, os policiais também tiveram acesso à informação de que a mulher era abandonada durante todos os fins de semana.
Nos períodos em que foi abandonada, a aposentada ficava trancada e no escuro, já que a casa não possui energia elétrica. Também há registros de que a vítima, sem auxílio, não conseguia levantar da cama e precisava defecar e urinar no próprio leito, sem asseio.
A Polícia Civil também compartilhou que a idosa, no percurso de volta do resgate, ficou deslumbrada com a paisagem da cidade. Dona Hilda já foi acolhida no Abrigo Edusa Pereira, onde passa bem. O autuado foi apresentado para audiência de custódia.