E houve Círio outra vez...

Com restrições por causa da pandemia e programação on-line que correu o mundo, a maior manifestação da fé católica e devoção a Nossa Senhora teve a mesma emoção de anos anteriores

qua, 28/10/2020 - 08:26

O Círio 2020 já está registrado na memória, na história e no coração do povo paraense. Na manhã de 26 de outubro, as celebrações se encerraram com a subida ao glória da centenária imagem de Nossa  Senhora de Nazaré encontrada pelo caboclo Plácido.

A festa católica paraense teve alcance mundial, como em anos anteriores, transmitida on-line. Os protocolos de segurança sanitária e prevenção ao novo coronavírus impediram a realização das grandes procissões. 

Tudo foi diferente, como diz a música: “Novo! Tudo novo! Renovado!”. Mas o paraense devoto da Santinha de Nazaré, ou quem se faz paraense por amor ao Círio de Nazaré, sentiu a mesma emoção e caminhou com fé neste período em que o sofrimento esteve em total evidência por conta da pandemia da covid–19. 

Ao longo da história, essa foi a terceira vez que a festividade teve a sua programação alterada. Porém, um detalhe fez a diferença: o universo virtual conectou a fé real. As celebrações na Basílica Santuário, como nas demais paróquias, puderam ser acompanhadas pelos fiéis.

Se houve o cancelamento das romarias tradicionais, como a fluvial, a rodoviária e a trasladação noturna, outras maneiras de homenagear a Virgem de Nazaré foram realizadas, como no caso da romaria principal, no segundo domingo de outubro, quando, após missa na Catedral Metropolitana, a Imagem Peregrina seguiu de helicóptero e sobrevoou o céu da capital paraense para saudar e abençoar os devotos, em especial os doentes hospitalizados ou limitados de alguma forma. 

O resultado premiou o esforço conjunto dos padres barnabitas, da Diretoria da Festa de Nazaré, de empresas particulares e públicas, do Governo do Estado do Pará, da Arquidiocese de Belém, dos meios de comunicação e do povo. “O Círio é a festa do povo”, declarou dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém. 

Com o mesmo espírito acolhedor, a cidade recebeu convidados que vieram prestigiar a festa da Rainha da Amazônia, entre esses dom Irineu Roman, Santarém (PA); dom Bernardo Johannes Bahlman, Óbidos (PA); Francisco Biasin, Rio de Janeiro (RJ); dom Bernardino Marchió, Caruaru (PE); dom Anuar Battisti, Maringá (PR); dom Geraldo Gusmão, Porto Nacional (TO); e dom Evaldo Carvalho dos Santos, Viana (MA).

O rigor do protocolo de saúde foi seguido, mas não impediu a emoção de cada momento da rica programação religiosa, cultural, musical e do almoço do Círio em família. 

Esse aspecto  familiar acentuado do Círio 2020 inspirou o tema do Círio para 2021, “O evangelho da família, na casa de Maria". E, assim, houve Círio outra vez.

Por Rosângela Machado.

 

COMENTÁRIOS dos leitores