Designer chilena cria plástico a partir de alga marinha

Alternativa ecológica apresenta material que se decompõe em até 4 meses

por Junior Coneglian qua, 04/11/2020 - 15:30
Reprodução / La Nation Reprodução / La Nation

A designer chilena Margarita Talep tem desenvolvido um plástico para embalar alimentos que é biodegradável e feito à base de algas. O produto é similar às opções de plásticos já conhecidas, mas apresenta uma vantagem: a decomposição vai de 2 a 4 meses, dependendo do clima. 

A matéria-prima usada por Margarita é composta de algas, água e um polímero que se misturam em diferentes proporções, dependendo da densidade desejada para o produto final. Para colorir as embalagens, são usadas tintas naturais desenvolvidas a partir de frutas e vegetais 

Para ganhar forma, o processo se inicia com a extração de uma substância das algas, a partir da fervura. A água e as tintas naturais são acrescentadas a esta pasta gelatinosa em quantidades que podem variar de acordo com a flexibilidade e a coloração desejadas.

A mistura é aquecida em 80ºC e é esfriada no molde de desejo até atingir a temperatura de 20ºC, que é quando um gel feito a partir da extração do ágar (um hidrocoloide fortemente gelatinoso oriundo de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelha) é acrescentado formando assim uma espécie de plástico fino. O material pode ser usado para embalar variados tipos de alimentos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores