Filhotes de tartaruga morrem após carro passar em ninho

Ao todo, 88 filhotes morreram e 22 sobreviveram mas ficaram debilitados

sab, 09/01/2021 - 14:26
Thiago Borges Tráfego de carros na praia é proibido neste período do ano Thiago Borges

Na Praia do Bosque, em São Mateus-ES, 88 filhotes de tartaruga cabeçuda morreram após carros passarem por cima do ninho. Os animais mortos foram encontrados na quarta-feira (6) pelo biólogo Thiago Borges, executor de campo da base do projeto Tamar de Guriri.

Além dos 88 filhotes mortos, o biólogo identificou 22 sobreviventes, mas que estavam muito debilitados. Ao G1, ele disse que a praia está com um movimento intenso de veículos na areia.

Os ninhos são registrados por GPS e demarcados com estava e proteção para evitar aproximação. A tela e a marcação, entretanto, foram derrubadas. 

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o trânsito de veículos nas praias, de Aracruz, no norte do Espírito Santo, ao município de Itamaraju, na Bahia, é proibido durante o período de reprodução das tartarugas, que vai de outubro a março.

Como o município não tem centro de reabilitação de filhotes de tartaruga, os sobreviventes foram levados até o mar. Os mortos foram enterrados no próprio ninho. A equipe do Tamar encaminhou o caso para o Ibama, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar. A Secretaria de Meio Ambiente de São Mateus informou que faz fiscalizações nas praias e que está montando um relatório fotográfico para que a polícia consiga multar os infratores.

COMENTÁRIOS dos leitores