Saiba como proteger a pele dos raios solares

Excesso de exposição ao sol pode ocasionar envelhecimento precoce, aumento da flacidez, manchas e câncer de pele

por Alfredo Carvalho qui, 14/01/2021 - 14:05
Pixabay / chezbeate Roupas e chapéus normais não garantem total bloqueio contra radiação Pixabay / chezbeate

Durante o verão, é necessário tomar alguns cuidados com a pele antes de se expor ao sol. Os raios ultravioletas emitidos pela estrela recebem classificações de risco que vão de 1 a 16+, e uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) apontou que, em 2019, o Brasil chegou a marcar 11 nos níveis de radiação.

Esse excesso de exposição ao sol pode ocasionar envelhecimento precoce, aumento da flacidez, manchas e câncer de pele. "Há queimaduras leves e moderadas que podem se apresentar não só como vermelhidão e dor, mas também com bolhas na superfície", descreve o dermatologista André Braz, que recomenda uma rotina de uso de protetor solar em todas as estações do ano, com atenção redobrada no verão.

Por isso, é necessário buscar filtros solares que possuam boas proteções de raios UVA, que podem causar envelhecimento precoce e câncer de pele, e UBV, que também podem provocar câncer e queimaduras. Além disso, deve-se atentar ao Fator de Proteção Solar (FPS), presente na marca do produto, que representa o tempo em que a pele ficará segura.

Braz recomenda o uso diário de protetores com FPS mínimo de 30. A aplicação deve ocorrer cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol. "É importante evitar exposição no horário de maior incidência de raios UVB, entre 10 e 16h", alerta o dermatologista.

Além do protetor solar, outros acessórios com proteção ultravioleta podem auxiliar nos cuidados com a pele. Roupas e chapéus normais não garantem total bloqueio contra radiação. "Chapéus e bonés ajudam a proteger a pele da face, que deve contar sempre com filtro solar indicado pelo dermatologista para cada tipo de pele, os cabelos e o couro cabeludo. A viseira protege apenas a face, pois deixa o couro cabeludo exposto", descreve a dermatologista Ana Paula Fucci.

Como aplicar o filtro solar

Em todos os tipos de pele, deve-se passar uma camada espessa do produto. O processo precisa ser repetido a cada 4 horas ou antes de mergulhar. "No rosto é importante observar que o filtro seja adequado ao tipo de pele, oleosa, mista ou acneica", aconselha Ana Paula.

No corpo, o dermatologista Braz orienta espalhar o filtro e não deixar descoberta algumas áreas que costumam serem esquecidas, como abaixo dos braços, parte inferior das pernas, pés, costas, contorno lateral do corpo, pálpebras, orelhas e mãos.

COMENTÁRIOS dos leitores