Segunda igreja mais antiga de Pernambuco celebra padroeira

Nesta terça-feira (2), o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vai presidir uma missa na igreja que fica em São Lourenço da Mata

por Giselly Santos ter, 02/02/2021 - 14:28
Cangaço Filmes/Divulgação Igreja fica em São Lourenço da Mata Cangaço Filmes/Divulgação

Para os católicos, o dia 2 de fevereiro é uma data para celebrar Maria, a mãe de Jesus, sob diversos títulos, entre eles o de Nossa Senhora da Luz – homenagem que em Pernambuco é prestada por uma das igrejas mais antigas do país. Para marcar a data, nesta terça-feira, às 19h, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vai celebrar uma missa na igreja que fica no bairro de Matriz da Luz, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O templo religioso é o segundo mais antigo de Pernambuco em funcionamento e comemora 481 anos de existência em 2021, com uma festa adaptada para a pandemia da Covid-19. O número de fiéis nas celebrações, que iniciaram no último dia 28, está limitado, além da obrigatoriedade do uso de máscaras no local. A organização tem transmitido todas as missas através do canal Youtube.

As comemorações na igreja seguem até o próximo domingo (7), quando acontecerá uma carreata e uma missa celebrada pelo padre Damião Silva.

História 

Construída em 1540, a igreja de Nossa Senhora da Luz integra a lista dos monumentos considerados patrimônio histórico e cultural do Estado, reconhecido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em 2017. 

De acordo com estudos feitos pela Fundarpe, a igreja foi construída para atender a portugueses que se instalavam na região em que hoje é a cidade de São Lourenço da Mata. O templo tem a arte barroca predominando a sua arquitetura e, apesar da idade, já teve o formato original deteriorado, uma vez que parte da igreja desabou na década de 1980.

COMENTÁRIOS dos leitores