100 tartarugas nascem em praia do Cabo de Santo Agostinho

Às vésperas do Dia da Terra, celebrado nesta quinta (22), banhistas acompanharam o percurso dos filhotes até a Praia de Enseada dos Corais

por Victor Gouveia qui, 22/04/2021 - 07:49
Divulgação Outros quatro ninhos já foram identificados no litoral do Cabo Divulgação

Na tarde dessa quarta-feira (21), 100 tartarugas da espécie Caretta caretta, conhecida como tartaruga-cabeçuda, nasceram na Praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife. Outros quatro ninhos foram encontrados e já são monitorados em Enseada e na Praia de Itapuama.

Com a taxa de natalidade de 97%, apenas três ovos não eclodiram. Eles foram postos no dia 2 de março e tiveram um período de incubação de 51 dias, informa a Prefeitura.

"Duas espécies costumam desovar no litoral cabense, as tartarugas-de-pente e as tartarugas-cabeçuda. Por aqui ainda temos mais dois ninhos na Praia de Enseada e dois na Praia de Itapuama que estão sendo monitorados", destacou o biólogo responsável por acompanhar a reprodução dos animais, Felipe Brayner.

A tartaruga-cabeçuda, também conhecida como tartaruga-mestiça, vive em média 80 anos, mas pode chegar aos 120. Nesta quinta (22), Dia Mundial da Terra, o fundador da ONG Onda Limpa lembrou da importância de preservar o litoral.

"Fazemos um trabalho de conscientização ambiental para reduzir os danos aos animais marinhos. O aquecimento global faz com que as pessoas reflitam sobre os seus atos. As espécies precisam ser preservadas e podemos ajudar nisso, com a destinação correta dos resíduos sólidos", disse Estevão Santos.

COMENTÁRIOS dos leitores