Noronha: causa de diarreia em turistas é investigada
Os turistas passaram mal após o festival gastronômico da pousada Zé Maria na última quarta-feira (28). Amostras dos alimentos foram encaminhados ao LACEN-PE
A Administração da Ilha de Fernando de Noronha está apurando o que teria motivado um grupo de 16 turistas darem entrada, na última semana, no Hospital São Lucas apresentando sintomas de Doença Diarreica Aguda. Os pacientes estiveram na unidade de saúde após participarem de um festival gastronômico no restaurante da pousada Zé Maria, um dos mais conhecidos do local.
O jantar aconteceu na última quarta-feira (28) e os registros dos sintomas em até 48 horas após o evento gastronômico.
“A Vigilância Sanitária foi acionada e dirigiu-se ao estabelecimento, dando início à investigação da causa do incidente. O restaurante foi interditado de forma preventiva e amostras dos alimentos e do material biológico dos pacientes foram colhidas e encaminhadas ao Laboratório Central de Pernambuco - LACEN-PE”, detalha nota emitida pela gestão do arquipélago.
Ainda segundo a administração, a Vigilância Sanitária “aguarda a análise das amostras para concluir a investigação e tomar as medidas cabíveis”.
A direção da pousada divulgou uma nota sobre o incidente. “Pedimos desculpas por qualquer inconveniente em nossas dependências. Há mais de 20 anos o Restaurante da Pousada Zé Maria preza pela qualidade de todos os insumos oferecidos aos visitantes da ilha”, diz o texto.
“Sabemos que problemas podem ocorrer, recebemos a visita da Vigilância Sanitária, que investiga o caso, e estamos abertos para identificar e resolver eventuais problemas. Pedimos aos visitantes que se sintam lesados que entrem em contato”, emenda o comunicado.