Onça-parda realiza exames veterinários na UNG
Cuidadores do Zoológico Municipal de Guarulhos perceberam que Scott, um macho de 11 meses, mancava com a pata direita traseira.
Na última terça-feira (11), a onça-parda Scott, do Zoológico Municipal de Guarulhos, foi encaminhada para o hospital veterinário da Universidade Guarulhos (UNG), para realizar diversos exames. Segundo a Prefeitura de Guarulhos, o procedimento foi feito após os tratadores do zoo perceberem que o animal, um macho de cerca de 11 meses de idadade, mancava com a pata direita traseira.
De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, foram feitas uma série de raios X e também colheram uma amostra de sangue da pata de Scott, que será analisada pela clínica veterinária Aclivet Laboratório Veterinário. Durante o tratamento, o animal foi examinado por um ortopedista, veterinários do zoológico, anestesista e estagiários do curso de veterinária da UNG
Os exames não conseguiram identificar nenhuma lesão na pata de Scott, mas por enquanto, o animal continuará sob cuidados médicos. A diretora do zoológico, Fernanda Magalhães, afirma que a UNG foi fundamental no tratamento da onça-parda, uma vez que cedeu, sem custos, o espaço, exames e profissionais da unidade.
O gestor do Hospital Veterinário da UNG, Lourival Belisário, explica que o tratamento de Scott, possibilitou uma experiência enriquecedora, uma vez que o habitual são sempre gatos e cachorros. Por conta disso, o gestor afirma que pretende aperfeiçoar a parceria com o zoológico.
Scott vive no Zoológico de Guarulhos desde julho de 2020, quando foi resgatado em regiões de queimadas, no interior de SP. Na ocasião, o animal encontrava-se mal tratado e em risco de vida. Por conta disso, precisou de tratamentos intensivos para sobreviver.