Santa Catarina alerta para 13 regiões em estado gravíssimo

Secretaria de Saúde aponta para apenas três regiões em situação grave

por Rachel Andrade sab, 15/05/2021 - 19:35
Pixabay Uso de máscara é fundamental para evitar o contágio de Covid-19 Pixabay

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina divulgou neste sábado (15) a atualização da Matriz de Risco Potencial, que aponta três regiões do estado em situação grave, além de outras 13 em situação gravíssima para contágio da Covid-19.

Segundo a matriz, as regiões apontadas em situação grave são a Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Nordeste. A SES indica um quadro positivo, após duas semanas seguidas sem modificações, em especial na Grande Florianópolis.

A matriz é dividida por cores que indicam o nível de transmissibilidade de uma determinada região. O cálculo é feito pela avaliação de quatro índices: evento sentinela (elevação do número de óbitos); transmissibilidade (variação do número de casos); monitoramento (número de exames RT-PCR para Covid-19 processados pelo Lacen) e capacidade de atenção (ocupação dos leitos de UTI). A cor azul indica parâmetro moderado, amarelo aponta nível alto, enquanto que laranja e vermelho indicam estado grave e gravíssimo, respectivamente. Atualmente apenas o Alto Vale do Rio do Peixe está no parâmetro gravíssimo em todos os índices.

COMENTÁRIOS dos leitores