Dia Mundial dos Arquivos celebra a preservação de registro

Especialistas contam sobre a importância de guardar fotografias e como preservá-las, sejam elas analógicas ou digitais

por Rafael Sales sex, 11/06/2021 - 18:03
Instagram/@hospitaldasfotosoficial O antes e o depois de uma imagem de arquivo restaurada Instagram/@hospitaldasfotosoficial

Esta semana se comemorou o Dia Mundial dos Arquivos, data instituída durante a Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Arquivos (CIA) em 2007, órgão criado  pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como forma de refletir sobre a importância dos  arquivos enquanto documentos  que marcam a história da humanidade,  relembrando a importância deles para a preservação da memória.

Dentre os profissionais que se destacam quando o assunto é arquivos antigos e fotografias, estão aqueles que trabalham com restauração de imagem. Este é o caso de Daniel Herrera. Ele é designer, especialista em fotografia, e trabalha com restauração de imagens, de forma semelhante à pintura digital. “Quando recebo uma imagem para restaurar, faço um processo de escaneamento dessa imagem, que geralmente está deteriorada, ou desgastada pelo tempo, transformando-a em uma imagem digital de alta resolução”, conta.

Todo esse processo de restauração de imagem é feito por etapas. Herrera explica que uma das ferramentas usadas para seu trabalho é o software Adobe Photoshop, no qual é possível trabalhar melhor o uso da iluminação e das cores. “Removo manchas, furos e refaço tudo que é possível para deixar a imagem o mais próximo possível da [versão] original. Assim, concluo o processo realizando uma revelação fotográfica, que é o processo químico fotográfico para que essa imagem digital se torne novamente uma fotografia revelada em papel”, detalha.

O especialista conta que a maioria das imagens pode ser restaurada, mas antes é preciso fazer uma análise para constatar quais são as partes da fotografia que podem ser recuperadas, para que assim possam ficar mais próximas ou iguais à original. “Também analiso nesta imagem que partes estão mais deterioradas, nas quais  possivelmente deverão ser empregadas as técnicas de pintura. Depende bastante do estado para me aproximar novamente do que era a original”, explica Herrera.

Ele lembra que a fotografia é parte fundamental da lembrança, da memória, e é um lugar de saudosismo fundamental da nossa história, mas muitas pessoas não dão o devido valor à preservação de fotografias antigas, por conta da era digital. Entretanto, seja qual for o tipo de registro, para Herrera, é importante celebrar e lembrar do Dia Mundial dos Arquivos, para ter em mente que os arquivos de modo geral são memórias. “ Um povo que não sabe a sua história e não conserva essa memória, infelizmente se confunde no que é a realidade do presente”,  reflete.

Como preservar fotografias analógicas e digitais?

O coordenador do curso de Fotografia da Universidade Guarulhos (UNG) e professor da disciplina Gerenciamento de Acervos Fotográficos, Alex Francisco, explica que uma fotografia impressa entra em processo de deterioração a partir do momento em que é revelada. “É natural que ela se decomponha com o passar dos anos. O que podemos fazer é, por exemplo, tomar medidas de conservação e preservação para que essas fotos possam durar um maior tempo”, analisa.

Como primeira dica, Francisco recomenda fazer uma análise das fotos, para verificar o estado delas. Imagens com manchas e sujidades podem passar por um processo de limpeza mecânica, feita com pincel e pó de borracha. Também é importante que as fotografias estejam embaladas em plásticos ou papel com o selo Acid Free ou o PAT (Photography Activity Test). “Outro fator importante é não manipular as fotos com as mãos nuas, sempre usar luvas, pois os resíduos dos nossos dedos ficam na imagem e causam manchas. O que parece inofensivo para nós, causa um dano maior na fotografia revelada”, orienta.

Já quando se trata de armazenamento e cuidados com fotografias digitais, Herrera conta que é possível se organizar no sistema físico do computador, catalogando as imagens em pastas separadas por ano, mês, ocasião específica e etc. "Assim, na hora de procurar uma fotografia, posso encontrá-la facilmente através do buscador dentro do sistema. Catalogar imagens é uma técnica livre, vai depender do volume e da quantidade, e cada um pode criar o seu próprio sistema de critérios para organizá-las”, afirma.

Outra alternativa, é o sistema de nuvem. “Ele é muito importante para esse backup de arquivos, pois o sistema físico pode sofrer danos que são irreversíveis. Eu já perdi fotos, por exemplo, em uma hd que simplesmente parou de funcionar”. Alguns sites que podem servir para armazenamento são: Flickr, Google Fotos e 500px. “Esses sites e sistemas de armazenamento são um mercado que cresce a cada dia, acredito que em um futuro próximo as fotografias estarão somente no armazenamento em nuvem, que realmente traz mais segurança referente a esses dados”, projeta.

 

COMENTÁRIOS dos leitores