CE: mulher mais velha do Brasil morre aos 116 anos

A cearense Francisca Celso dos Santos não resistiu a um diagnóstico de pneumonia. O título de mulher mais velha do Brasil havia sido concedido pelo Guinness Book

por Kauana Portugal seg, 11/10/2021 - 09:53
Unsplash Mãos de uma idosa em destaque Unsplash

Considerada a pessoa mais velha do Brasil, a cearense Francisca Celso dos Santos, de 116 anos, faleceu na última terça-feira (6) após ser diagnosticada com pneumonia. O título foi dado pelo Gerontology Research Group (GRP), ou Grupo de Pesquisa em Gerontologia, entidade do Livro Guinness de Recordes.

De acordo com o portal G1, uma das netas de Dona Francisca, a assistente administrativa Fernanda Aliny Barrozo Celso, afirmou que a avó não teve Covid-19, mas o quadro de saúde resultou na falência múltipla dos órgãos. A idosa morreu na casa onde vivia, no Bairro de Messejana, em Fortaleza.

Ainda segundo Fernanda, a perda da avó abalou toda a família. “Ela é sinônimo de amor, de vontade de viver, de tudo de bom que se possa imaginar. O elo de ligação entre netos, bisnetos, tataranetos. Apesar de não se movimentar, viver acamada há alguns anos, ficou um vazio em cada lugar da casa", disse ao G1.

Dona Francisca foi reconhecida como a mulher mais velha da América Latina um dia antes de morrer. Conforme o G1, sua cerimônia de sepultamento aconteceu por volta das 16h da quarta-feira (6), no Cemitério de Paracajus (Nossa Senhora da Conceição), localizado na Região Metropolitana da capital cearense.

COMENTÁRIOS dos leitores