Turista alega ter sido vítima de racismo em briga de hotel

Artista americano que foi filmado ‘nocauteando’ alemão afirma ter se defendido após ser agredido fisicamente e ter recebido uma ofensa racista. Caso ocorreu em Copacabana

por Vitória Silva qua, 05/01/2022 - 14:00
Reprodução/Twitter Briga em saguão do Hilton Copacabana termina em agressão verbal e física Reprodução/Twitter

Uma briga de hotel, capturada em vídeo, tem repercutido nas redes sociais desde o réveillon. O caso aconteceu no último dia 30 de janeiro e mostra um turista negro, o artista novaiorquino H.L. Thompson, conhecido como Slyfox NYC, reagindo a uma agressão e dando um soco em outro homem. A confusão ocorreu no saguão do hotel Hilton, ambiente de luxo em Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo relato do artista, um casal de turistas, formado por uma brasileira e um alemão (veja o vídeo), havia se irritado pelo estadunidense ter sido atendido com prioridade. 

Thompson é cliente Diamante (categoria Diamond, do inglês) da rede de hotéis, uma das mais altas no programa de fidelidade. Por esta razão, foi atendido com prioridade em fila própria para quem paga a assinatura do programa. O artista afirma que se negou a deixar o casal passar na sua frente e que os outros dois turistas estavam embriagados. A Polícia Civil confirmou a informação.

O alemão supostamente chamou H.L. de “n*gga”, um termo ofensivo às pessoas negras nos Estados Unidos e que é socialmente e legalmente proibido em algumas localidades. A palavra é equivalente a “neguinho”, no português, em tom pejorativo, e remete à nomenclatura utilizada por escravocratas e grupos racistas. 

Embed:
 

Na mensagem, ele diz: “Você pode me enviar o vídeo para que eu possa enviar para a sede do Hilton? Por causa dessa falha de segurança, o casal deixou a polícia esperando do lado de fora [do hotel], me procurando por horas. Eu não pude ficar no hotel naquela noite porque eles mentiram dizendo que eu os ataquei. Obrigado pela gravação. Os nomes dos outros envolvidos não foram divulgados, mas é possível ver que a mulher agride o homem negro primeiro, o alemão se dirige à vítima e então é derrubado por um soco do mesmo. 

 

“Sem mencionar o que não estava na câmera, eles me empurrando tentando furar a fila dos membros do Diamond, e o marido se referindo a mim como “o cara negro, neguinho”, depois que eu me recusei a permitir que eles pulassem a linha e pedi várias vezes para pararem de invadir meu espaço”, completa ele. 

Todos os três envolvidos no caso não estão mais no Brasil. Houve um registro de ocorrência na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), que investiga o ocorrido. A polícia tomou conhecimento do caso após registro de ocorrência do alemão. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores