Sensação térmica no Rio ultrapassou 50ºC nesta terça

A sensação térmica é a combinação da temperatura com outros fatores meteorológicos, como o vento, e corresponde à percepção que as pessoas têm da temperatura naquele ambiente

qua, 19/01/2022 - 09:42
Reprodução/Creative Commons Pessoas caminhando no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro Reprodução/Creative Commons

A sensação térmica no município do Rio de Janeiro ultrapassou 50°C nesta terça-feira, 18, batendo o recorde de todo o verão, iniciado em dezembro. Ela chegou a 50,8°C em Jacarepaguá (zona oeste), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação térmica é a combinação da temperatura com outros fatores meteorológicos, como o vento, e corresponde à percepção que as pessoas têm da temperatura naquele ambiente.

A temperatura também foi recorde, mas apenas deste ano: chegou a 38,5°C no mesmo bairro da zona oeste. Os recordes anteriores tanto de temperatura como de sensação térmica no ano haviam sido registrados na segunda-feira, 17, no mesmo local: 36,2°C e 49,7°C, respectivamente.

Segundo o Inmet, o calor vai continuar no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 19, com possíveis pancadas de chuva típicas de verão no final do dia. As temperaturas máximas deverão se manter elevadas em grande parte do Brasil, pelo menos, até o dia 23 de janeiro, com destaque para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

COMENTÁRIOS dos leitores