Pernambuco vai investir em Turismo de Aventura no Interior

A Secretaria de Turismo e Lazar anunciou dois projetos destinados aos municípios da Zona da Mara, Agreste e Sertão

qua, 09/02/2022 - 13:20
Divulgação/Setur Praticantes de rapel em cachoeira de Pernambuco Divulgação/Setur

Pernambuco vai fortalecer o Turismo de Aventura e o Turismo Criativo. Em coletiva de imprensa virtual nesta quarta-feira (9), o secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, anunciou investimentos para o desenvolvimento de dois projetos com foco no Interior do estado.



Ao todo, 61 municípios do Agreste, Zona da Mata e Sertão serão contemplados pelas iniciativas de investimento em atividades turísticas para "dar condições às regiões afastadas do Litoral de se desenvolverem com as próprias pernas", como indicou o secretário.



O projeto para implementar o Turismo de Aventura vai custar R$ 160 mil e será feito em parceria com a Adventure Travel Trade Association (ATTA). A primeira etapa inicia nesta quinta-feira (10), com um workshop com representantes públicos e privados no Centro de Conveções, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).



Em seguida, a partir de visitas aos 33 municípios selecionados, serão avaliados os critérios técnicos adotados pelo programa, como as características geográficas. As cidades que vão ser monitoradas são: Alagoinha, Bezerros, Bonito, Buíque, Brejo da Madre de Deus, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Fernando de Noronha, Gravatá, Goiana, Ibimirim, Igarassu, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Pedra, Petrolândia, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Sirinhaém, Venturosa, Vicência,Tamandaré, Taquaritinga do Norte e Triunfo.



De acordo com Gustavo Timo, representante nacional da ATTA, cerca de 30 atividades como rapel, caminhada, vôo-livre, mergulho, trilhas, arvorismo, observação de pássaros e tirolesa podem ser oferecidas no estado em um formato de turismo sustentável, que atenda a todos os públicos, inclusive idosos, crianças e pessoas com deficiência.





Divulgação/Setur



Turismo Criativo

A proposta de Turismo Criativo se fundamenta na experiência do visitante com as aptidões culturais do local. Para o Turismo Criativo, o projeto estratégico foi orçado em R$ 130 mil, com a primeira etapa de capacitação online para o próximo dia 18. 



Serão contempladas 28 cidades, divididas em quatro grupos:



Grupo 1 (Lagoa do Carro, Vicência, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Macaparana, Timbaúba e São Vicente Férrer);



Grupo 2 (Sairé, Barra de Guabiraba, Bonito, Gravatá, Agrestina, Panelas e São Joaquim do Monte);



Grupo 3 (Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama, Riacho das Almas, Jataúba e Brejo da Madre de Deus);



Grupo 4 (São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Floresta, Belém do São Francisco, Petrolândia e Ibimirim).



A expectativa é que os materiais fiquem prontos até o fim do primeiro semestre para que sejam avaliados pelo Governo do Estado. O prazo para implementação de ações estruturantes estabelecido foi de até o fim do ano, com a contratação de equipamentos, obras e articulação mais efetiva com o setor privado.

"Ainda é muito prematuro para falar do tempo de retorno do investimento e do resultado por que a gente sabe que os municípios têm esse potencial, mas tudo isso passa pelo diagnostico que será feito", pontuou o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) Antônio Batista.



Respeito aos protocolos



O secretário Rodrigo Novaes destacou que as duas iniciativas se baseiam em atividades ao ar livre e em grupos pequenos. Dois quesitos fundamentais para a retomada do setor diante da persistência da crise sanitária.



"Existe uma expectativa da gente poder se livrar de protocolos e voltar à vida normal. Dentro do trabalho que está sendo desenvolvido, ele contempla também a realidade atípica que estamos vivendo de pandemia", acrescentou.

COMENTÁRIOS dos leitores