Idoso infarta e é salvo por guardas municipais no Recife
Dois guardas municipais fizeram massagem cardiopulmonar no idiso até a chegada do Samu
Guardas municipais do Recife salvaram um homem de 66 anos que estava sofrendo um infarto no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, Zona Oeste da cidade.
O idoso Arlan Ferreira passou mal e sua esposa pediu ajuda. O caso aconteceu por volta das 17h da quarta-feira (10). Nas imagens, é possível observar quando começa uma correria e os funcionários do Compaz chamam os guardas para atender Arlan. Quem pediu socorro foi a esposa dele ao vê-lo passando mal sentado na cadeira.
O guarda Anderson Felipe de Lira Cunha não encontrou a pulsação de Arlan, quando o colocou no chão e iniciou a reanimação cardiopulmonar. O procedimento foi revezado com o colega de farda, o guarda José Weverson de Santana. Foram três minutos de reanimação até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegar.
"Foi gratificante ter ajudado uma pessoa que estava em um momento difícil, entre a vida e a morte, e auxiliado a tirar ele dessa. Conseguir naquele momento usar os parâmetros necessários e auxiliar para que ele permanecesse neste mundo. Depois entregamos na mão de Deus", contou Anderson, em entrevista ao G1.
A reanimação cardiopulmonar deve continuar até a chegada ou socorro, se houver reação da vítima. O Guarda Municipal Cláudio Luiz Gomes, afirmou que a técnica faz parte do curso de formação.
O Samu confirmou que o idoso sofreu um infarto. Arlan Ferreira precisou ser intubado e foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Abdias de Carvalho, onde está em recuperação na UTI.