Dia Mundial da Saúde: A importância do Check-Up

Segundo o clínico geral e professor do curso de Medicina da UNISA, Dr. Ronald Pallotta o check-up consiste na busca por saúde e deve ser feita de forma individualizada

por Camilla Dantas qui, 07/04/2022 - 20:06
Pixabay Médico atendendo paciente em consultório Pixabay

Muitas pessoas são diagnosticadas tardiamente com doenças graves, atrasando o tratamento adequado. Por isso,  especialistas apontam como é importante ressaltar a realização de exames e dos check-ups, que podem diagnosticar precocemente doenças em seu estágio inicial.

De acordo com os médicos, existem alguns fatores que determinam quais são os exames necessários para cada indivíduo, como gênero e idade. E neste Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira (7), o LeiaJá entrevistou o clínico geral e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (UNISA), Dr. Ronald Pallotta, para esclarecer sobre esses exames. Segundo o clínico geral, o check-up consiste na busca por saúde e deve ser feita de forma individualizada.

  Exames 

De acordo com o médico, os principais exames a serem feitos pelas mulheres adultas periodicamente (exceto as idosas) são: mamografia, ultrassonografia de mama e o papanicolau (exame preventivo de colo de útero). Já para os homens adultos (exceto idosos) é importante o toque retal, para a avaliação da próstata. No entanto, há exames que são importantes tanto para homens quanto para mulheres. São eles: os de colesterol, tiglicérides, da função renal, do fígado, além do exame parasitológico de fezes e o hemograma que são os convencionalmente pedidos. 

Para pessoas com antecedentes de hipertensão, exames como eletrocardiograma e ecocardiograma, podem ser solicitados. Em caso de obesidade é importante a glicemia em jejum, exames sorológicos para analisar o perfil de imunidade e ultrasson de doppler. O médico alerta que os exames devem ser relacionados pelo especialista que acompanha o paciente. "Quando falamos em avaliação pela saúde, devemos lembrar que ele tem que passar pelo um médico previamente para escolher o melhor painel a ser investigado". 

Vacinação em dia 

Além disso, Dr. Ronald faz importante ressalva sobre a atualização da carteira vacinal. "Vale a pena frisar, que o clínico que vai avaliar deverá ver como está a carteira vacinal. Se necessário for, solicitar exames sorológicos, para ver o perfil de imunidade. Então veja que tem que individualizar a idade, o perfil da pessoa, para que possamos solicitar o exame adequado para aquele indivíduo ter saúde. Ou seja individualizar o check-up", explicou.

COMENTÁRIOS dos leitores