Capacete azul da ONU morre em ataque terrorista no Mali

Os capacetes azuis faziam parte do contingente jordaniano da missão da Minusma, informou um funcionário da segurança, que não quis se identificar

qui, 02/06/2022 - 09:08
Souleymane Ag Anara (Arquivo) A missão de manutenção da paz no Mali é uma das maiores e mais perigosas da ONU Souleymane Ag Anara

Um capacete azul da missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) morreu e outros três ficaram feridos nesta quarta-feira (1º), durante um ataque a seu comboio em Kidal, anunciou nas redes sociais o porta-voz da missão, Olivier Salgado.

Os capacetes azuis faziam parte do contingente jordaniano da missão da Minusma, informou um funcionário da segurança, que não quis se identificar. A missão referiu-se anteriormente a um "ataque terrorista", sem dar mais informações sobre os supostos autores.

"Seu comboio recebeu disparos diretos de armas leves e lança-foguetes durante uma hora", indicou Salgado em seu primeiro tuíte. "Infelizmente, um dos capacetes azuis morreu após ser ferido no ataque desta manhã", acrescentou algumas horas mais tarde.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou o ataque e disse que o mesmo poderia "constituir um crime de guerra sob a lei internacional", indicou um porta-voz.

Criada em 2013 e composta por cerca de 13.000 soldados, a Minusma tem como objetivo apoiar o processo político no Mali. No total, 172 capacetes azuis morreram por causa de ataques desde o início desta operação.

COMENTÁRIOS dos leitores