Dom Fernando sobre renúncia: 'Papa pode aceitar ou não'

Arcebispo de Recife e Olinda, Saburido anunciou que enviou carta de renúncia ao Vaticano no último dia 10

por Vitória Silva qui, 16/06/2022 - 13:24
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Apesar de ter anunciado renúncia recentemente, o arcebispo de Recife e Olinda e presidente do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Fernando Saburido, segue ministrando as atividades arquidiocesanas, enquanto o processo de renúncia é avaliado pelos superiores do clero católico.

Ao LeiaJá, Saburido comentou o anúncio da sua renúncia, feito na última sexta-feira (10). “Eu renunciei no dia 10 de junho, meu aniversário de 75 anos. Mandei a carta para o Santo Padre e ele vai acolher a renúncia. Ou não. Depois, começa o processo da escolha do sucessor, mas daqui para a frente, eu não sei. Vai depender da Igreja. Se for comigo, será uma alegria, se não for, estarei presente como bispo emérito. Com muito prazer”, disse o líder religioso, momentos antes de presidir a solenidade de Corpus Christi no bairro do Recife, nesta quinta-feira (16).

O título de bispo emérito é conferido a um bispo diocesano cuja renúncia foi aceita. Normalmente o bispo diocesano apresenta a renúncia após completar 75 anos de idade. No Brasil, há mais de 160 bispos nessa condição. Eles continuam sendo bispos, uma vez que receberam a ordenação episcopal, e podem seguir ativos, mas já não têm propriamente um ofício para exercer, como o comando de uma diocese.

De acordo com dom Fernando, ele seguirá presidindo as atividades da Arquidiocese de Recife e Olinda normalmente, e deve estar à frente do Congresso Eucarístico deste ano, bem como da procissão fluvial, que devia ter acontecido neste dia de Corpus Christi.

“A preocupação foi realmente com o tempo, a previsão era de chuva, mas nós não desistimos da ideia, não. Acredito que lá para setembro, outubro, nós iremos fazer a procissão fluvial da Eucaristia, porque é uma coisa bonita. É algo que já aconteceu no Congresso Eucarístico de 1939, e que a gente quer repetir no Congresso que acontece em novembro”, continuou Saburido.

- - > LeiaJá também: ‘Dom Fernando celebra Corpus Christi no Recife Antigo’

COMENTÁRIOS dos leitores