Brasileiro é eleito juiz da Corte Internacional de Justiça

Leonardo Nemer Caldeira Brant foi eleito na última sexta-feira (4)

por Elysa Assis sab, 05/11/2022 - 10:09
Creative Commons O professor Leonardo Brant Creative Commons

Professor brasileiro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Leonardo Nemer Caldeira Brant foi eleito, nesta sexta-feira (4), juiz da Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, na Holanda. 

O jurista vai completar o mandado do juiz também brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade, que faleceu em maio deste ano e ficará no cargo até 2027. A vaga é destinada aos países da América do Sul e do Caribe.

A Corte Internacional de Justiça é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas e conta com 15 juízes que cumprem um mandato de nove anos.

"Essa é uma eleição que indica o seguimento do grande legado deixado pelo professor Cançado Trindade, o qual eu, com a minha personalidade e com a minha consciência, evidentemente, procurarei seguir, como jurista junto à Corte Internacional de Justiça", disse Brant, em entrevista à agência de notícias da ONU.

Além de mestre pela UFMG, Brant é professor titular e chefe do departamento de Direito Público da UFMG e fundador do Centro de Direito Internacional (Cedin) e do Anuário Brasileiro de Direito Internacional.

"Uma vitória do Brasil, que envolveu o Itamaraty e a minha atuação igualmente. Tenho a certeza que farei todo o meu possível para honrar tanto o nome do Brasil quanto o direito internacional junto ao meu trabalho à Corte Internacional de Justiça", finalizou Brant.

 

COMENTÁRIOS dos leitores