Cobra entra em ar-condicionado de carro e morde passageira

Mulher sofreu ferimentos leves e ficou com uma mancha vermelha no braço

por Vitória Silva ter, 13/12/2022 - 11:30
Corpo de Bombeiros/Divulgação Cobra atacou mulher dentro de carro Corpo de Bombeiros/Divulgação

Uma mulher de 34 anos foi atacada por um filhote de cobra da espécie Olho-de-gato, dentro do próprio carro, no último domingo (11). O caso aconteceu na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, divulgadas pelo G1, a vítima estava com o filho no colo quando o animal a atacou. Os ferimentos foram leves e a criança não foi mordida. A serpente estava enrolada no duto do ar-condicionado. 

“A mulher disse que sentiu a mordida no braço e visualizou a cobra dentro do duto do ar-condicionado. O marido estava na direção do veículo e seguiu até o quartel do Corpo de Bombeiros para pedir socorro. Ela estava tranquila e apresentava apenas uma mancha vermelha no braço”, explicou o sargento Anderson Santana Neves. 

Os bombeiros desmontaram o painel e encontraram o pequeno animal, de cerca de 30 centímetros, identificado inicialmente como um filhote de jiboia. A cobra foi capturada e devolvida à natureza em uma área de preservação permanente. 

No entanto, a informação inicial estava equivocada. O biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e especialista em resgate de animais silvestres, entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, e com a reportagem, para corrigir as instruções de cuidados divulgadas a priori, uma vez que a informação sobre a espécie do animal estava errada. 

“Quem informou que era uma jiboia foram os bombeiros da região de MG. Bombeiros não têm obrigação de saber identificar as espécies, mas podem consultar biólogos e veterinários. É importante conhecer as espécies para não ocorrer igual lá no Distrito Federal, que acharam que era jiboia e soltaram uma píton”, disse o profissional, através das redes sociais.  

Segundo ele, o ataque ainda foi inofensivo. “A serpente do vídeo é uma jovem olho-de-gato (Leptodeira annulata). Tem dentição opistóglifa (dentes inoculadores de peçonha no fundo da boca), que não apresenta comportamento agressivo”, completou. 

COMENTÁRIOS dos leitores