RMR: Apac acerta previsão e terça amanhece ensolarada

Nessa segunda (6), Pernambuco sofreu o primeiro desastre do ano em decorrência das chuvas

ter, 07/02/2023 - 08:32
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Banhistas aproveitam praia Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Um dia após a chuva intensa que causou um deslizamento de barreira e matou um jovem de 19 anos no Recife, a terça-feira (7) amanheceu ensolarada. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) já havia anunciado que o sistema meteorológico começaria a perder força na tarde de ontem. 

Para esta terça, a Apac indicou que o clima vai se manter estável na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata Norte e Sul, com tempo parcialmente nublado ainda na madrugada, com chuva rápida e fraca nas primeiras horas do dia. 

A assertividade veio como um alívio para toda a população da RMR, em especial para moradores de encostas e áreas de risco. Em menos de 24h, choveu 162,43 mm em algumas partes do Recife, equivalente a mais de 131% do total previsto para o mês, que é de 122,90 mm. Ao longo do dia, a Defesa Civil do município recebeu 445 chamados, mas não considerou nenhum como grave. 

O dia também amanheceu sem pontos alagados. Além do acúmulo de água nas vias, 68 semáforos que ficaram danificados. O trânsito foi prejudicado com a queda total ou parcial de 17 árvores, conforme registro da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). 

O último levantamento da Defesa Civil de Pernambuco apontou que ninguém ficou desabrigado ou desalojado. No início da manhã dessa segunda (6), Israel Campelo dos Santos, de 19 anos, foi vítima de um deslizamento de barreira que atingiu duas casas na Rua Seis de Janeiro, no bairro de Águas Compridas, em Olinda. Outras seis pessoas ficaram feridas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

LeiaJá também:

---> Raquel e Priscila visitam local de deslizamento em Olinda

---> Apac aumenta risco em nova previsão de chuva nesta segunda

---> Moradores relatam reencontro com a fatalidade após chuvas

COMENTÁRIOS dos leitores