Greve no metrô do Recife? Saiba quando sai a definição

Ao LeiaJá, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, disse que "até o momento" o objetivo da categoria é decretar a greve

qui, 20/04/2023 - 17:20
Diogo Morais/Flickr Metrô do Recife Diogo Morais/Flickr

Nesta quinta-feira (20), os metroviários do Recife se reunirão na Estação Central, localizada no bairro de São José, às 18h. Durante a Assembleia Geral Extraordinária organizada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), os profissionais discutirão se haverá a deflagração de greve no sistema ferroviário.

Ao LeiaJá, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, disse que "até o momento" o objetivo é decretar a greve, porém será necessário aguardar como procederá as discussões na reunião. "Vamos ver o sentimento da categoria na Assembleia, que é o espaço de decisão", disse. 

A principal reivindicação da categoria é a retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Programa Nacional de Desestatização (PND). O Sindmetro considera que a privatização não é solução para resolver os problemas no Metrô, pois o sistema precisa de investimentos e verbas de custeio para voltar a funcionar com qualidade.

Também ao LeiaJá, na última terça-feira (18), Luiz Soares, cobrou uma postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  “Os trabalhadores estão se sentindo assim, não posso dizer traídos, mas foram apunhalados covardemente pelo governo, porque a ação tomada pelo presidente foi um golpe para os trabalhadores e trabalhadoras da CBTU e da Transurb”, disse.

“Porque o presidente Lula se comprometeu em retirar a CBTU do PND e infelizmente isso não ocorreu. Então, vamos fazer uma grande assembleia e vamos fazer uma grande paralisação, porque o Lula precisa rever todo o seu posicionamento com relação à CBTU e à Transurb, principalmente o metrô do Recife”, completou.

COMENTÁRIOS dos leitores