Conheça as infecções mais frequentes nos hospitais

Tais patologias estão entre as principais causas de mortalidades no Brasil, a taxa de infecção hospitalar em internações é de 14%

seg, 15/05/2023 - 19:09
Imagem/Freepík Imagem/Freepík

Hoje (15) é comemorado o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. As Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são adquiridas após a internação do paciente, se manifestando durante a internação ou mesmo após a alta, quando relacionadas com a internação ou procedimentos hospitalares.

Tais infecções estão entre as principais causas de morbidade e de mortalidade. Segundo dados de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OMS) são realizadas 234 milhões de operações por ano em todo o mundo. Deste total, cerca de um milhão de pacientes morrem em decorrência de infecções hospitalares. No Brasil, a taxa de infecção hospitalar chega a 14%. Confira a seguir, quatro infecções mais frequentes no ambiente hospitalar: 

Infecção respiratória: Pneumonia – A pneumonia costuma ser grave em pessoas que estão acamadas, desacordadas ou que têm dificuldades de deglutição, pelo risco de aspiração de alimentos ou da saliva. Algumas bactérias mais comuns neste tipo de pneumonia são Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonasm, Mycoplasma, além de alguns tipos de vírus. Os principais sintomas são dor no tórax, tosse com secreção amarelada ou sanguinolenta, febre, cansaço, falta de apetite e falta de ar. 

 

Infecção urinária: O uso de sonda ao longo período de internação, facilita a infecção urinária. Algumas bactérias incluem Escherichia coli, Proteus sp., Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella sp., Enterobacter sp., Enterococcus faecalis e de fungos, como Candida albicans. Seus principais sintomas são dor ou ardência ao urinar, dor abdominal, presença de sangue na urina e febre. 

Infecção de pele: Devido às aplicações de injeções e acessos venosos para medicamentos ou coletas de exames, cicatrizes de cirurgia ou biópsia ou pela formação de escaras, os pacientes ficam mais susceptíveis às infecções de pele. Alguns dos microrganismos envolvidos são Staphylococcus aureus, Enterococcus sp., Klebsiella sp., Proteus sp., Enterobacter sp., Serratia sp., e Streptococcus sp. Os principais sintomas são presença de área de vermelhidão e inchaço na região, com ou sem a presença de bolhas. Geralmente, o local é doloroso e quente, e pode haver produção de secreção purulenta e com odor. 

Infecção do sangue: Septicemia – Geralmente surge após a infecção de algum local do corpo, que se espalha pela corrente sanguínea. Este tipo de infecção é grave, e se não for tratada pode rapidamente causar falência dos órgãos e risco de morte. Qualquer dos microrganismos infectados pode se disseminar pelo sangue, e alguns dos mais comuns são E. coli, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis ou Candida sp., por exemplo. Os principais sintomas são febre, calafrios, queda da pressão, batimentos cardíacos fracos e sonolência. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores