Inadimplente do Imposto de Renda pode ficar com nome sujo

O prazo da enviar os rendimentos e despesas de 2022 à Receita Federal acaba hoje

qua, 31/05/2023 - 12:46
Marcello Casal Jr./Agência Brasil Aplicativo da Receita Federal no celular Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Encerra nesta quarta-feira (31) o prazo para declarar o Imposto de Renda à Receita Federal. O órgão oferece um aplicativo para receber os documentos de forma virtual, mas o sistema pode ficar congestionado para quem deixou para a última hora.

As declarações dos rendimentos e despesas de 2022 poderiam ter sido feitas desde o dia 15 de março. Até a manhã desta quarta (31) - data limite para o envio - , foram apresentadas 37.968.417 declarações em todo Brasil. 

LeiaJá também: Saiba como declarar rendimentos no Imposto de Renda 2023

O contador Paulo Marostica alerta para as consequências aos inadimplentes já a partir desta quinta (1º). “Os contribuintes que perderem o prazo e não enviarem suas declarações a tempo vão ter que prestar contas com a Receita Federal, com multa mínima de R$ 165,74. E esse valor pode ainda ser acrescido em até 20% do imposto total devido”, explica.  

Quem foi multado tem até 30 dias para quitar o débito. Se o valor não for pago até julho, é dado início à cobrança dos juros. 

LeiaJá também: Saiba quais são as formas de deduzir Imposto de Renda

CPF bloqueado

A próxima penalidade para quem insistir em não saldar a pendência é ter o nome no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin), uma espécie de Serasa direto do governo.

A partir daí, o CPF do devedor fica irregular, com situação "pendente". A medida impede a realização de transferências financeiras, movimentação no PIX, uso dos cartões de crédito, viagens para o exterior, emissão de passaporte, matrícula em algumas unidades de ensino, nomeação em cargos públicos e entre outros. 

COMENTÁRIOS dos leitores