Padre Airton pede afastamento da Fundação Terra

O líder religioso ainda diz estar abalado psicologicamente e revela que só retornará à presidência da Fundação quando a questão for esclarecida

por Guilherme Gusmão qui, 08/06/2023 - 18:09

 Após a acusação de estupro feita pela personal stylist Sílvia Tavares, o Padre Airton Freire de Lima protocolou nesta quarta-feira (7), um pedido de licença da presidência da Fundação Terra. Com isso, a entidade será assumida interinamente pela então vice-presidente do órgão, Jéssica Mickaelly Pereira. 

No documento que comunica o afastamento, o instituidor da Fundação disse que tomou a decisão "em razão dos últimos acontecimentos noticiados pela imprensa, envolvendo minha pessoa em atos não apropriados e, portanto, reprováveis" e por "estar psicologicamente abalado por tais notícias".

Em denúncia, a mulher informou que o motorista e segurança do líder religioso, Jailson Leonardo da Silva, de 36 anos, a forçou a ter uma relação sexual com ele a pedido do padre. Ainda segundo a vítima, tudo aconteceu dentro do terreno da Fundação Terra, em agosto do ano passado. 

Após o caso ter vindo a público, Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo do município de Pesqueira, proibiu o padre Airton Freire de “presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental”. 

A suposta violência sexual está sendo investigada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Até o momento foram ouvidas 20 pessoas nas investigações. O religioso já se manifestou sobre as acusações, negando o estupro.

COMENTÁRIOS dos leitores