Passageira assume direção após Uber ser pego no bafômetro

História compartilhada pela paulista Nicole Leslie, de 21 anos, viralizou nas redes sociais

qua, 14/06/2023 - 14:14

 Viralizou nas redes sociais o relato da jovem que assumiu a direção depois que um motorista da Uber foi pego no bafômetro. O caso aconteceu no último sábado (10), quando Nicole Leslie, de 21 anos, se deslocava com mais duas amigas da cidade de Americana para Nova Odessa, no interior de São Paulo. 

No Tiktok, a jovem contou que estava a caminho de uma festa quando o veículo foi parado pela polícia. Antes disso, o condutor errou o percurso algumas vezes. "Como [a festa] era em outra cidade, ele tinha que pegar a estrada ou a rodovia. A gente estava no caminho e tinha que pegar uma saída para entrar na cidade e ir para festa. Só que o uber errou esse caminho e ele acabou seguindo reto”, disse Nicole em entrevista ao R7.

De acordo com a estudante, policiais sugeriram que ela seguisse a viagem como condutora. (Reprodução/redes sociais)

A conduta causou preocupação nas três passageiras, que passaram a manter contato com outros amigos que já estavam no evento. "Ele começou a parar em um lugar muito estranho. Estávamos em uma estrada e fomos para uma estrada de terra sem luz, sem nada. Ele começou a perguntar para onde a gente ia, porque ele conhecia um caminho por dentro, e fomos ficando nervosas", acrescentou a estudante.

Após o motorista passar duas vezes pelo pedágio por engano, Nicole pediu que ele seguisse a rota sugerida pelo aplicativo. O carro, então, passou por policiais, que solicitaram que o condutor fizesse um teste de bafômetro. "Quando ele fez o retorno estava tendo uma blitz. Ele passou por uma policial militar, que falou: 'Olha, a gente está fazendo uma batida [policial], você tem que fazer o teste do bafômetro'. Aí ele disse: 'Mas precisa? Eu estou trabalhando'", relatou Nicole.

O resultado do procedimento deu positivo, impedindo o motorista de continuar a viagem. "Depois, ele ficou bravo, disse várias vezes: 'Estou trabalhando, estou só trabalhando', e não quis fazer o novo bafômetro porque ele sabia que ele poderia ser preso. Nem imagino a cena dele sendo preso e nós três ficando lá na pista", continuou a jovem.

Diante da situação, os policiais deram duas opções ao motorista. Soprar novamente em outro aparelho e, em caso de resultado positivo ser preso e ter o carro apreendido ou ser multado e deixar uma das passageiras assumir o volante até o destino. Como Nicole era habilitada e não tinha bebido, topou dirigir o carro até a festa, onde o grupo foi recebido com aplausos por amigos que acompanhavam a situação por mensagens.

Por meio de nota, a Uber lamentou o ocorrido e informou que este tipo de comportamento viola o Código de Conduta da Comunidade do aplicativo. "A conta do motorista foi desativada da plataforma enquanto aguardamos pelas investigações", diz a empresa no posicionamento oficial.

COMENTÁRIOS dos leitores