Sindicato confirma que metrô volta a circular nesta sexta

A categoria protesta contra o sucateamento do sistema e o contra o descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por parte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

qui, 27/07/2023 - 11:16
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Metrô da Linha Sul no Terminal do Recife Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

A partir da 0h01 desta sexta-feira (28) chega ao fim a paralisação de 48 horas do metrô do Recife. A categoria protesta contra o sucateamento do sistema e o contra o descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por parte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

De acordo com o Sindicado dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), a paralisação está ocorrendo com adesão de 100% da frota. Desde a quarta-feira (26) todos os trens estão parados. “Todos os membros da equipe de manutenção, assim como os maquinistas, aderiram 100% à paralisação”, garantiu o Sindicato. 

Ainda segundo a categoria, a paralisação também é em protesto pela retirada do Metrô do Recife do Plano Nacional de Desestatização (PND), “afastando de vez a ameaça de privatização dos trens urbanos públicos no Recife, assim como os urgentes investimentos na rede como forma de devolver a qualidade e o bom serviço que sempre foram compromisso dos Metroviários de Pernambuco”. 

A categoria continuará mobilizada e na terça-feira (1º) haverá uma nova assembleia, com ameaça de decretar greve por tempo indeterminado e realizar uma caravana à Brasília para buscar uma conversa diretamente com o presidente Lula. 

Ônibus

Já a greve dos rodoviários segue por tempo indeterminado também desde a quarta-feira. O desembargador Fábio Farias, por delegação da Presidência da Corte, determinou que 60% da frota atenda à população das 6h às 9h e das 17h às 20h e, no restante do dia, 40% dos coletivos devam estar nas ruas. O descumprimento da medida prevê multa diária de R$ 30 mil. 

Uma nova audiência de conciliação está sendo realizada hoje, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-6), onde será mais uma vez discutida a viabilidade de um acordo de reajuste salarial e outros benefícios entre os trabalhadores e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE).

COMENTÁRIOS dos leitores