Homem morre aos 127 anos de idade, em Minas Gerais

Segundo o Livro dos Recordes, a humana mais velha do mundo é a espanhola Maria Branyas Morera, de 115 anos

sab, 29/07/2023 - 16:12
Arquivo pessoal Causa da morte foi falência múltipla dos órgãos Arquivo pessoal

Na última sexta-feira (28), um homem morreu aos 127 anos, no município de Pedra Bonita, em Minas Gerais. De acordo com o Cartório Silva, o único da cidade, José Paulino Gomes nasceu no dia 4 e agosto de 1895, conforme sua certidão de casamento, registrada em 1917.

De acordo com as informações do Guiness Book, José poderia ser considerado o humano mais velho do mundo. A recordista é a espanhola Maria Branyas Morera, de 115 anos.

Ao G1, a família do idoso informou que os documentos dele apresentavam informações diferentes, não seguiam um padrão. Por esse motivo, foi necessário recorrer ao cartório do município para confirmar sua idade. "No interior aqui, geralmente, as pessoas são registradas quando já estavam mais velhas. Tem vários casos com a documentação errada. Mas a documentação dele foi abaixo do que ele tinha. Tem uma senhora aqui perto com 98 anos. Ela fala que conhecia ele quando ele já era um rapazinho. Foi quando a gente teve a curiosidade de confirmar a idade e procurou o cartório para saber qual era a certa. Com certeza mais de 100 anos ele tinha, pelo menos 110. Agora a gente precisa saber como vai ficar na certidão de óbito", disse a neta Eliane Ferreira.

Segundo os familiares, José levava uma vida simples, trabalhando como amansador de animais e evitando consumir alimentos industrializados. "Ele era muito simples, muito humilde. O diferencial dele é que não gostava de nada industrializado, só coisa de interior, natural. Criava galinha, criava porco... A comida dele era toda daqui mesmo, tinha que ser plantada ou criada aqui. E sempre gostou de tomar uma pinguinha", completou Eliane.

Ainda de acordo com os parentes, a causa da morte de José foi falência múltipla dos órgãos, provavelmente causada pela idade avançada. Ele era viúvo e deixou sete filhos, 25 netos, 42 bisnetos e 11 trinetos.

COMENTÁRIOS dos leitores