Nuvem de poeira atravessa Goiânia e assusta moradores
O estado atravessa uma seca, sem chuva há mais de dois meses
Uma tempestade de poeira tomou a maioria dos bairros de Goiânia e Aparecida na manhã deste sábado (19). A região está há mais de dois meses sem chuva e sofre com a mistura de tempo seco e ventos fortes.
A visibilidade dos moradores ficou comprometida pelo fenômeno. Segundo relatos nas redes sociais, a nuvem de poeira foi vista do Parque Amazônia, no Sul, até as proximidades ao Passeio das Águas Shopping, na região Norte.
A previsão do tempo indica a umidade na região em variação de 17% a 44% e ventos a 14 km/h. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) André Amorim comentou sobre os aspectos que culminaram no fenômeno.
“Estamos há mais de 65 dias sem chuvas na parte Centro-Sul e Centro-Norte do estado. Com isso, a terra começa a desagregar, de modo a deixar partículas soltas a superfície. Diante da ventania trazida pelo avanço de uma frente fria, esse pó é elevado em direção à atmosfera, provocando essa nuvem de poeira”, afirmou.
Conforme o monitoramento do Cimehgo, ainda não há expectativa de chuva no estado. “A frente fria ainda não chegou a Goiás de fato, mas a expectativa é de que continue avançando, com possibilidade de trazer pancadas de chuva isoladas em todo o estado”, completou.