Ciclone que se formou no Rio Grande do Sul se afasta

Apesar disso, reflexos do fenômeno ainda podem ser sentidos no Estado, que tem sofrido com fortes chuvas e ventos há quase duas semanas

qui, 14/09/2023 - 12:41

O novo ciclone extratropical que se formou na costa do Rio Grande do Sul nas primeiras horas desta quinta-feira (14) provocou rajadas de vento que ultrapassaram 80km/h em parte do litoral gaúcho. O fenômeno, contudo, está se afastando e já está distante do Rio Grande do Sul.

Apesar disso, reflexos do fenômeno ainda podem ser sentidos no Estado, que tem sofrido com fortes chuvas e ventos há quase duas semanas.

"Muitas nuvens ainda cobrem o Estado hoje com garoa e chuva na maioria das cidades em razão da circulação ciclônica, especialmente na primeira metade do dia. Porto Alegre e a região metropolitana, por exemplo, ainda tiveram chuva forte no começo da madrugada desta quinta, relata a Metsul.

O volume d’água do Arroio Dilúvio, que corta boa parte da capital gaúcha, tem chamado a atenção dos moradores desde quarta-feira. Partes do talude - muro de pedra em declive que fica nas duas margens do arroio - se desmancharam na quarta.

Na madrugada, os ventos chegaram 84 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Mostardas, no litoral gaúcho, informou a Metsul. A estação de Tramandaí apontou ventos de 69 km/h.

Ainda de acordo com a empresa de meteorologia, o ciclone desta quinta está associado a uma frente fria que irá avançar ao longo do dia pelo Centro-oeste e o Sudeste do Brasil. Isso deverá causar chuvas e queda de temperatura. O Alerta Rio indica rajadas de vento para a capital fluminense no fim da manhã, e chuva na cidade a partir da tarde.

No Estado de São Paulo, o tempo muda bastante a partir desta quinta com a passagem da frente fria. Deve chover na capital a partir da tarde.

COMENTÁRIOS dos leitores