Assassino de PMs é morto e sua família é alvo de chacina

A hipótese investigada pela polícia civil é de que todos os casos estão interligados

por Vitória Silva sex, 15/09/2023 - 13:45
Reprodução/WhatsApp Alex Samurai, suspeito de matar PMs, momentos antes de ser executado em ação policial Reprodução/WhatsApp

O homem suspeito de matar dois policiais militares nessa quinta-feira (14), em Camaragibe, no Grande Recife, foi morto durante uma ação policial na manhã desta sexta-feira (15). Além dele, outras sete pessoas foram mortas nas últimas horas. A Polícia Civil de Pernambuco apura a relação entre os crimes. 

Conhecido como "Alex Samurai", o suspeito foi filmado caminhando pelas ruas do Córrego do Jacaré, em Tabatinga, onde os crimes aconteceram, e posteriormente foi visto trocando tiros com policiais durante as buscas, em uma região de mata.

Ligação entre os crimes

Ao todo, são oito mortos e quatro feridos. A hipótese é de que todos os casos estão interligados. A chacina se iniciou na quinta-feira (14), quando o soldado Eduardo Roque Barbosa de Santana, de 33 anos, e o cabo Rodolfo José da Silva, de 38 anos, foram baleados e mortos por Alex Silva, o "Samurai". As vítimas serviam ao 20º Batalhão da Polícia Militar. Eduardo era pai de duas meninas e o cabo Rodolfo, que estava há oito anos no efetivo, também deixou uma filha. 

Após as mortes dos dois militares, foram registradas outras seis, incluindo a do suspeito. As vítimas (cinco pessoas) eram familiares de Alex Samurai: a mãe, a companheira, dois irmãos e uma irmã. Os assassinatos aconteceram durante a madrugada e fecham o número de sete mortes no caso, contando com as mortes dos PMs. Com a execução do suspeito nesta sexta-feira (15), foi registrada a oitava morte. 

Execuções

Questionada pelo LeiaJá, a Polícia Civil de Pernambuco apenas informou que está apurando os casos. O órgão foi questionado sobre a relação entre as mortes e o que estaria por trás da execução de familiares do suspeito.  

Os corpos da mãe e da mulher de Alex foram encontrados em Paudalho, na Zona da Mata Norte. De acordo com o delegado da cidade Marcos Roberto, os corpos das vítimas apresentavam, cada um, duas perfurações na nuca. "Tudo indica, pela perícia, que elas foram trazidas e mortas aqui. Os disparos foram ouvidos por volta das 0h30", disse Marcos. As duas foram encontradas em uma região remota, de mata, e conhecida por ser "área de desova de corpos".

Outras vítimas

Também há quatro feridos entre essas ocorrências. Na quinta-feira (14), uma mulher grávida de 18 anos e um adolescente de 14 anos, sem relação com as execuções, foram baleados na ocorrência que vitimou os policiais militares. Eles estão internados no Hospital da Restauração (HR), no Recife. A gestante está em estado grave e o garoto, em estado estável. 

Já nesta sexta-feira (15), outros dois policiais ficaram feridos na ação que buscava Alex Samurai, em Camaragibe. Os disparos foram superficiais e não ameaçam a vida dos militares. A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco ainda não se manifestou sobre o caso.

COMENTÁRIOS dos leitores