CBMPE passa a ter maior número de cães certificados do BR

A marca será batida nesta sexta (15) com a conclusão do treinamento da 3ª Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento - Etapa Nordeste

qui, 14/12/2023 - 20:44
CBMPE Cachorro recebe Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento do CBMPE CBMPE

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, através do Grupamento de Bombeiros de Salvamento (GBS), conclui nesta sexta-feira (15) a 3ª Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento - Etapa Nordeste e passará a ter o maior número o canil com maior número de cães do Brasil. O evento acontecerá às 08h, na sede do GBS, em Abreu e Lima. Durante a solenidade de conclusão, os binômios receberão os certificados, os troféus e as rosetas.

Além dos bombeiros pernambucanos, participam da iniciativa militares dos estados do Maranhão, Ceará,  Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Goiás, Paraná e Santa Catarina. Para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento, o binômio formado pelo militar e o cão precisa passar pela certificação.

O treinamento envolve avaliações rigorosas para garantir que os cães demonstrem habilidades essenciais, como capacidade olfativa aguçada, resistência física e obediência. Os animais certificados, dependendo da categoria, são aptos a atuar em ocorrências que exijam pronta resposta a emergência, como desabamentos, deslizamentos, perdidos em mata, busca de cadáver. 

1° Curso de Formação de Árbitros - Além da 3ª Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento, o CBMPE realizou também 2° curso de árbitros de busca e resgate com cães do Brasil, consolidando Pernambuco como referência nacional no ramo. Bombeiros militares de todo o país foram capacitados para atuarem como árbitros nas provas de certificação de cães de busca, resgate e salvamento. O curso começou no início de dezembro e encerra na próxima sexta-feira (15).

*Da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores