Problemas dos mercados públicos são discutidos na Câmara

Tráfego do espaço público esteve no centro das discussões da audiência

qua, 25/04/2012 - 16:44
Thabata Alves/LeiaJá Imagens Locatários e clientes dos mercados públicos do Recife cobram mais atenção aos espaços Thabata Alves/LeiaJá Imagens

Vereadores, secretários, presidentes de órgãos do Recife debateram, nesta quarta-feira (25), na Câmara Municipal do Recife, com locatários e clientes dos mercados públicos da cidade sobre os principais problemas encontrados nos espaços. Durante a audiência pública, questões relativas a trânsito e reestruturação dos espaços foram as principais queixas feitas pelos locatários e frequentadores dos mercados.

Proposto pela vereadora Aline Mariano (PSDB), o debate contou com a participação da secretária de planejamento, Evelyne Labanca; presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Maria Pompéia; presidente da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), Maria de Fátima Medeiros de Melo; e a presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes. Apesar de convidado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) não enviou nenhum representante.

Na ocasião, a presidente da CTTU apresentou o Plano de Ação de Trânsito 2011/2012 do Recife e afirmou que todas as determinações previstas no projeto estão fundamentadas em estudos feitos por engenheiros de tráfego da Companhia.  “O Plano não é aleatório, tudo foi devidamente estudado, analisado. Nosso objetivo com ele é dar mais fluidez ao trânsito da cidade. Como, por exemplo, os retornos de quadra que fizemos na avenida Norte, na Agamenon Magalhães e as modificações que fizeram no entorno do Mercado da Madalena. Tudo tem uma lógica e que tem por base o Código Nacional de Trânsito ”, explicou.

Sobre as modificações nas ruas próximas ao Mercado da Madalena, Pompéia disse que foi realizada uma avaliação levando em consideração a quantidade de carros que trafegam pelo local, observando quais são os horários de pico. Segundo ela, no entorno do mercado há 401 vagas de estacionamento liberados durante os dias úteis. Nos finais de semana a rua Real da Torre fica liberada, a partir das 20h da sexta-feira, até o domingo. Nas proximidades do mercado da Boa Vista, o número de vagas chega a 226. Ainda de acordo com Pompéia, o entorno dos mercados de Água Fria, Nova Descoberta, Afogados, Beberibe, Encruzilhada, Casa Amarela e Cordeiro passarão a contar com o gerenciamento de tráfego.

A presidente da CSURB apresentou fotos dos espaços que foram reestruturados nos mercados da Boa Vista e Madalena, como banheiros e a praça de alimentação. No entanto, os locatários do Mercado da Madalena protestaram dizendo que, apesar da obra, os banheiros continuam apresentando problemas de encanação. “Fizeram remendos na bacia sanitária, tem muito lixo no local, convivemos com muita sujeira e perdi 70% da minha clientela que vem de Olinda, Piedade e não tem onde estacionar. Tenho três funcionários para pagar, preciso que a clientela volte”, disse Antônio Tibúrcio. “Trabalhamos em prol do prefeito (João da Costa), pedimos voto para ele, e agora? Não somos ricos de dinheiro, mas somos ricos em votos”, completou cobrando maior presença do poder público.

A presidente da URB fez questão de frisar que a gestão do atual prefeito é “democrática”. “Estamos todos abertos a ouvir a população e mesmo nos casos em que a gestão não tenha ouvido vocês (população) ela volta atrás se for necessário. Afinal, a gestão tem que estar à disposição da população. Tem que ouvir o que quer e o que não quer”, pontuou em defesa do prefeito. Débora Mendes garantiu que o Mercado de São José passará por uma reestruturação. A verba para a obra virá de um financiamento de R$ 7.700 milhões com o Banco Interamericano, através do projeto Procidades, que será destinado a outras obras de reestruturação no Centro do Recife.

Já a secretária de Planejamento esclareceu que, no mês passado, foi lançado o edital para a construção de edifícios-garagem que serão feitos em Parcerias Público-Privadas (PPP). “Os edifícios-garagem serão construídos com verba da iniciativa privada, o valor do estacionamento será discutido mais adiante, porém, a ideia é que custe o valor da zona azul. A gente vai ter que tomar esse tipo de mediada, de médio prazo, para que os usuários de mercados e demais moradores da cidade possam estacionar seus veículos com segurança e conforto”, disse.

A vereadora Aline Mariano considerou que a audiência foi proveitosa para a população, já que a presidente da CTTU e CSURB, os órgãos com maior demanda em relação aos problemas dos mercados se dispuseram a reavaliar o que já vem sendo feito e colocar em prática demais ações para melhoria dos locais. “Pompéia disse que irrevogável só amor de mãe. Então vou aguardar que ela reveja as questões reclamadas pelos locatários com relação ao tráfego nas proximidades dos mercados. E as solicitações que os órgãos não puderem atender será dado um retorno. Farei solicitação de cópias de projetos e pedidos de informação para a prefeitura e as informações chegam depois de 30 dias”, detalhou a vereadora.

Aline Mariano solicitará mais uma audiência pública para tratar especificamente sobre as questões estruturais dos mercados públicos.

COMENTÁRIOS dos leitores