Vinte e cinco anos sem Marcos Freire

"Ele era um parlamentar destemido, sua atuação foi um momento bonito e forte na história de Pernambuco e do Brasil". disse Humberto Costa

sab, 08/09/2012 - 17:03

Hoje (8), completa 25 anos da morte do ex-senador de Pernambuco Marcos Freire, tido como uma grande figura política no estado, por lutar contra a Ditarura Militar, a eleição direta em todos os níveis, a realização da reforma agrária e o fim da censura aos órgãos de imprensa.

Entre 1957 e 1970 foi professor titular da UFPE e de instituições como a Escola Superior de Relações Públicas do Recife e da Escola de Administração de Pernambuco e por essa época se aventurou na política, sendo eleito deputado federal em 1970 e senador em 1974 pelo MDB e depois pelo PMDB, tendo perdido a eleição para governador de Pernambuco em 1982. Renunciou ao mandato a prefeito de Olinda, após seu vice Renê Barbosa ter sido cassado pelos militares.

Marcos Barros Freire, que foi ministro do Desenvolvimento Agrário e presidente da Caixa Econômica Feredal, nasceu em Recife, no dia 5 de setembro de 1931 e morreu em um acidente de avião no estado do Pará, em 8 de setembro de 1987. No mesmo acidente, morreram o secretário-geral do ministério Dirceu Pessoa, o presidente do Incra José Eduardo Vieira Raduan, o tenente-coronel aviador Wellington Rezende, o capitão aviador Jorge Shimonura o secretário particular José Coelho Teixeira Cavalcanti, os assessores Amaury Teixeira Cavalcanti e Ivan Ribeiro e o 3º sargento Carlos Alberto da Silva. O jornalista pernambucano Geraldo Sobreira, então assessor de imprensa do ministro, iria embarcar no mesmo vôo, mas, à última hora, cedeu a vaga a outra pessoa.

O candidato a prefeitura do Recife Humberto Costa destacou a importância de Freire no cenário político. "Ele era um parlamentar destemido, sua atuação foi um momento bonito e forte na história de Pernambuco e do Brasil". "Marcos Freire era um político sério, sua morte foi uma grande perda para todos", lamentou o petista.

COMENTÁRIOS dos leitores