Angola e Brasil intensificam parcerias estratégicas

O ministro angolano Georges Chikoti está em Brasília até esta quarta

ter, 13/11/2012 - 08:50

Pela terceira vez, o ministro das Relações Exteriores da Angola, Georges Chikoti, veio ao Brasil para participar de reuniões com o ministro brasileiro Antonio Patriota. A intenção do encontro é intensificar as parcerias estratégicas entre os dois países.

Chikoti está em Brasília nesta terça (13) e quarta (14). Os chanceleres tratarão das cooperações nas áreas de educação, saúde, cultura, agricultura, defesa, tecnologia da informação, combate a ilícitos transnacionais e assuntos migratórios e consulares. Também será abordada a situação política na Guiné-Bissau, assim como assuntos relacionados à próxima reunião de Cúpula do Mecanismo ASA e a revitalização da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas, atualmente presidida por Angola).

Os interesses econômicos também serão discutidos. Empresas brasileiras de construção civil e recursos minerais e energéticos estão entre os maiores investidores externos em Angola. O comércio bilateral evoluiu de forma significativa nos últimos dez anos, com crescimento de 716% de 2002 a 2011, passando de US$ 211 milhões a US$ 1,51 bilhão.

A parceria estratégica entre os dois países foi estabelecida em 2010 pela presidente Dilma Rousseff e pelo presidente angolano José Eduardo dos Santos.

COMENTÁRIOS dos leitores