Última sessão extraordinária reafirma aprovação de projeto

Apesar de ser criticado pela oposição, projetos foram aprovados em maioria

sex, 28/12/2012 - 12:30
Élida Maria / LeiaJáImagens Todos os três projetos foram aprovados pela maioria dos vereadores Élida Maria / LeiaJáImagens

Foi encerrada na manhã desta sexta-feira (10), a última reunião extraordinária da Câmara Municipal do Recife para votação de três projetos enviados pelo executivo. A solicitação da aprovação das propostas foi realizada pelo prefeito eleito, Geraldo Julio n(PSB) e, após extensos debates entre as Comissões de Orçamento, Finanças e Legislação e Justiça, todos os documentos foram aceitos.

Os projetos que tiveram aprovação deste ontem (27), mas que precisavam ser votados novamente hoje obtiveram a abstenção de duas vereadores. Durante a sessão, Priscila krause (DEM) e Aline Mariano (PSDB) solicitaram ao presidente da Casa José Mariano, vereador Jurandir Liberal (PT) que adicionasse na ata de presença a informação que elas iriam abdicar do voto.

Os projetos preveem a reforma administrativa, que entre as mudanças está à redução de 23% dos cargos comissionados e a extinção de algumas secretarias, a criação de concurso público para a vaga de analista de gestão e a autorização para realização de Parcerias Público-Privadas (PPP).

Segundo a vereadora democrata, não havia necessidade da pressa da votação, além de existir brechas nos projetos. “Não há precisão de aprovação de imediato das Parcerias Público-Privadas (PPP’s), por exemplo, se já existe uma lei federal e a existência do uso de licitação. Quanto à reforma, não sou contra, mas a forma com que foi exposta não está totalmente clara”, criticou Priscila.

Quem também fez considerações sobre os documentos, foi à vereadora Aline Mariano, que não concordou com a urgência da solicitação. A tucana que também se absteve, informou que entregará no mês de fevereiro, propostas e pendências deste governo, ao futuro gestor. “Em janeiro irei me reuniu com os quatro membros da oposição e esperamos que em fevereiro Geraldo possa nos atender para discutirmos as metas de seu governo e as pendências deste”, expôs Mariano.

Já o líder do governo na Câmara, vereador Gilberto Alves (PTN), reforçou a explicação já repassada por membros da equipe da nova gestão, que a urgência é para iniciar os trabalhos de imediato. “O governo pretende agilizar os trabalhos e com essa aprovação ganhará cerca de seis meses. Essa foi uma ideia estratégica de Geraldo que adiantará muitas ações no executivo”, defende Alves.

Posse: No final da sessão, o presidente Jurandir Liberato informou o horário da posse dos vereadores e de Geraldo Julio. No próximo dia 1º de janeiro, serão empossados todos os 39 vereadores, a partir das 15h e logo em seguida o prefeito eleito do Recife. No dia, os parlamentares poderão levar um convidado e deverão apresentar o diploma recebido no último dia 18, além de declaração de bens.

COMENTÁRIOS dos leitores