Elias Gomes toma posse em Jaboatão

O tucano assumiu o quinto mandato de prefeito e reconheceu os erros

por Élida Maria ter, 01/01/2013 - 21:27

O prefeito reeleito da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), Elias Gomes (PSDB) e o vice, Heraldo de Albuquerque Selva Neto (PSD) tomaram posse na tarde desta terça-feira (1º). A cerimônia ocorreu logo após a oficialização do mandato dos 27 vereadores eleitos na Faculdade dos Guararapes, em Piedade.

Formado em contabilidade e natural da cidade do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes da Silva assumiu hoje o quinto mandato de gestor executivo, sendo três vezes prefeito da cidade natal e duas de Jaboatão, contando com esta gestão.

Ao iniciar o rito da posse, Elias Gomes e Heraldo de Albuquerque leram juntos o juramento de posse em que prometeram manter, defender e cumprir a Constituição do Estado de Pernambuco e a Lei Orgânica Municipal.

Durante o discurso, se comparando a um noivo prestes a se casar, o tucano disse que estava ansioso para iniciar a nova gestão e comentou sobre o mandato. “Estou aqui novamente não para repetir o governo que fizemos até dias atrás nesse município. Vou fazer um modelo 360 graus, onde todos deverão participar de forma integrada e as pessoas se comuniquem e fechem um novo ciclo de ideias”, disse Elias que também criticou as gestões anteriores. “Quando assumi a prefeitura o município estava um caos administrativo e a população pagando pela ineficiência do poder público de uma cidade que há alguns anos tinha perdido a perspectiva”, alfinetou.

O prefeito também relatou prioridades no governo e disse que iria focar questões como meio ambiente e sustentabilidade. Após a cerimônia de posse, ele seguiu de bicicleta até a sede da Prefeitura de Jaboatão, onde ocorreu a transmissão oficial do cargo. “Vim de bicicleta porque tenho projetos de criação de ciclovias na cidade e gostaria de sentir na pele o que os ciclistas passam”, argumentou completando a falta de respeito dos condutores e as dificuldades enfrentadas pelos ciclistas. Além disso, prometeu priorizar o espaço das calçadas e humanizar a cidade.

Na sede da Prefeitura, o tucano agradeceu o apoio do vice e quebrou o protocolo passando a palavra para Edir Pinto, que também mostrou gratidão. “Agradeço a Deus pela situação que vivi e agradeço a Elias pelos gestos de confiança que teve comigo”, declarou o ex-vice que em seguida anunciou que estará à frente da Controladoria Geral da prefeitura na nova gestão, a convite do prefeito.

No final da solenidade oficial de transição, Elias informou que a partir das 8h de amanhã (2) se reunirá com os secretariados municipais. O encontro será para fechar detalhes da nova estrutura municipal e desenhar o perfil dos cargos de assessoramento e diretoria. ”Não serei coerente com as falhas da gestão. Eu sei onde pequei e onde errei vou combater”, declarou.

Campanha: Elias Gomes venceu no primeiro turno das eleições municipais com 62,93% dos votos válidos. O principal adversário do tucano foi o pastor Cleiton Collins (PSC), que ficou em segundo lugar com 27,54%. Durante a campanha eleitoral do ano passado, o prefeito reeleito teve o apoio do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) que abriu mão de colocar um candidato do PSB em troca do cargo de vice-prefeito.

Sendo indicado por Eduardo, o vice prefeito Heraldo Selva (PSD) substitui o ex-vice, Edir Pinto (PPS), que durante 10 dias foi prefeito da cidade devido renuncia do tucano como forma de homenagear o aliado. “Agradeço pelo desprendimento de Edir, que soube perder a curto prazo, para ganhar a longo. Esse pedido de indicação do vice feito por Eduardo também é uma forma do governo do estado se aproximar mais de Jaboatão”, afirmou Gomes.































































COMENTÁRIOS dos leitores