ACM Neto assina decretos para aniversário da Lei Áurea

Prefeito também irá visitar o bairro de Cajazeiras nesta quarta-feira (9)

qui, 10/01/2013 - 13:13

Por Daniele Vilas Bôas

O prefeito ACM Neto assinou, nesta quarta-feira (09), um decreto criando o grupo de trabalho que vai programar as comemorações pelos 125 anos da assinatura da Lei Áurea e os dez anos da edição da lei federal que institui a obrigatoriedade do estudo da história da África no currículo escolar do país.

A Lei áurea foi sancionada no dia 13 de maio de 1888 com a finalidade de libertar os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira. Como regente do Brasil na época, a Princesa Isabel foi a responsável por assinar a Lei Áurea depois de diversas tentativas empenhadas pelos integrantes da Campanha Abolicionista que se desenvolvia, desde o ano de 1870.

O prefeito também assinou nesta quarta, o decreto para iniciar a implantação de um programa de cotas no serviço municipal. O projeto fará parte do Programa de Celebração dos Eventos em Comemoração às Conquistas dos Afro descendentes. Formado pelas secretarias municipais da Educação, Reparação e Desenvolvimento, Turismo e Cultura e pela Fundação Gregório de Matos, a equipe vai elaborar e desenvolver atividades parar marcar 2013 como o de homenagem à ancestralidade e cultura negra.

"É comum ouvir que Salvador é a cidade mais negra, fora da África, mas não é comum a gente cultuar e enaltecer a luta e a riqueza cultural dos nossos ancestrais. O objetivo deste trabalho é abrir portas e quebrar paradigmas. O primeiro deles é a criação de cotas para ocupação de funções públicas em Salvador’’, ressaltou Neto.  A prefeitura também comemora o inicio da Década Internacional dos Povos Afro descendentes, instituído pela Organização das Nações Unidas.

A assinatura do decreto aconteceu na Enseada da Paciência, no Rio Vermelho. Ainda, na quarta-feira, o prefeito, acompanhado dos secretários, fez visita de trabalho em Cajazeiras. O ponto de encontro aconteceu às 9h30 no posto de saúde de Cajazeiras 11. ACM Neto visita, ainda, o Colégio Municipal de Cajazeiras 11 e a Rua Januário, em Águas Claras. O objetivo é ouvir a população e anunciar ações emergenciais.

COMENTÁRIOS dos leitores