O fim do auxílio-paletó será discutido na Alepe

Deputada afirma que a Alepe não precisa esperar deteminação do Congresso Nacional e do Senado Federal

seg, 28/01/2013 - 17:30
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

A deputada estadual, Tereza leitão (PT), defendeu que a extinção do auxílio-paletó será um dos principais temas a ser debatido pela Assembleia de Pernambuco no retorno do recesso parlamentar.



“Podemos extinguir da mesma forma que a Câmara do Recife e outras casas do poder legislativo fizeram. Acabar com o famigerado auxílio-paletó será um dos pontos debatidos na retomada dos trabalhos legislativos”, ressaltou Tereza Leitão ao conceder entrevista a uma rádio local.



Segundo Tereza, essa medida deve ser tomada pelo presidente da casa Joaquim Nabuco, Guilherme Uchoa (PDT), não sendo preciso esperar que o Congresso Nacional e o Senado abram esse precedente e os parlamentares possam debater o assunto.



A câmara do Recife extinguiu o 14ª e 15ª salário (auxílio-paletó), parcialmente em dezembro de 2013. Agora essa verba é paga duas vezes a cada quatro anos. Uma no inicio e outra no fim do mandato. A Alepe paga anualmente, a cada um dos 49 deputados estaduais, cerca R$ 40 mil.



O auxílio-paletó também está sendo contestado pela Ordem dos Advogados do Brasil secional de Pernambuco (OAB-PE), por meio de um Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ajuizadas no início de 2011. No parecer do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) consta que a referida verba é inconstitucional.

 

COMENTÁRIOS dos leitores