Alepe empossa Mesa Diretora do biênio 2013/2014

A solenidade também deu início ao terceiro ano da 17ª legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco

sex, 01/02/2013 - 13:46

A posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) formada por sete deputados estaduais, ocorreu na manhã desta sexta-feira (1), na sede do órgão, no Recife. No local, 38 dos 49 parlamentares estiveram presentes, além de representantes do governo do Estado, da Prefeitura do Recife e do Poder Judiciário. A solenidade marcou também o início ao terceiro ano da 17ª legislatura da Alepe.

O evento começou com quase uma hora de atraso ao som do Hino Nacional brasileiro. Em seguida, iniciou a cerimônia formal de assinatura do livro de posse. O primeiro a realizar o ato foi o presidente da Casa Joaquim Nabuco, o deputado reconduzido Guilherme Uchoa (PDT). Posteriormente, assinaram o documento os deputados Marcantônio Dourado (PTB – 1º vice-presidente); André Campos (PT - 2º vice-presidente); João Fernando Coutinho (PSB – 1º secretário); Claudiano Martins (PSDB – 2º secretário); Sebastião de Oliveira (PR – 3º secretário) e Eriberto Medeiros (PTC – 4º secretário).

Durante o discurso, o deputado Guilherme Uchoa falou da importância da interação harmônica que existe entre a Nação, os Estados, os municípios para o desenvolvimento da cidadania. Além disso, ele demonstrou satisfação pela recondução. “Sinto-me honrado em assumir mais um mandato na presidência da Casa Joaquim Nabuco, reconduzindo pelos nobres parlamentares desta Casa”, citou em parte do trecho lido no plenário.

O presidente da Assembleia também aproveitou o momento para relatar as ações do ano anterior. Ele disse que em 2012 as emendas apresentadas pelos parlamentares movimentaram R$ 49 milhões, graças ao direito que cada deputado teve de 1 milhão para incrementar no Orçamento do Estado por meio de políticas econômicas. Guilherme citou ainda ações relevantes como o lançamento da pedra fundamental para construção do novo prédio da Alepe e a homenagem realizada pelo centenário de Luiz Gonzaga, entre outras. 

Após discurso de Uchoa, a palavra foi proferida pelo representante do governo do Estado e presidente da Casa Civil, Tadeu Alencar. No plenário, ele saudou brevemente os deputados e deputadas presentes e se estendeu por quase uma hora num discurso já conhecido e muito utilizado pelo governador Eduardo Campos, fazendo um balanço geral sobre as ações realizadas no Estado de Pernambuco. Os líderes do governo Waldemar Borges e da oposição Antonio Morais, também discursaram na Casa Joaquim Nabuco, após finalização de Tadeu.

A reunião ordinária dessa sexta-feira também celebrou a primeira participação dos deputados recém-empossados Terezinha Nunes e Eduardo Porto, ambos do PSB. Os parlamentares deixaram de serem suplentes devido à saída dos tucanos Edson Vieira e Carlos Santana que assumiram as Prefeituras de Santa Cruz do Capibaribe e de Ipojuca, respectivamente.

 

COMENTÁRIOS dos leitores