Eduardo Cunha é escolhido líder do PMDB na Câmara
O peemedebista substitui o deputado Henrique Alves (RN), cotado para assumir a presidência da Casa
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) escolheu nesse domingo (3), o líder da bancada que ficará à frente da sigla no ano de 2013 na Câmara Federal dos Deputados. Quem levou a chefia do partido foi o deputado federal Eduardo Cunha (RJ). Ele foi eleito em 2º turno com 46 votos e substituirá Henrique Eduardo Alves (RN), candidato à presidência da Casa.
Os parlamentares que disputaram a liderança junto a Cunha foram os deputados Sandro Mabel (GO) e Osmar Terra (RS). Como a votação não foi decidida no primeiro turno, o líder concorreu o segundo turno com Mabel que obteve 32 votos, contra 46 do vencedor.
Após a eleição, Cunha disse que não terá "submissão" ao governo, mas acrescentou que haverá "parceria, alinhamento, lealdade e correção".
O PMDB possui 81 deputados e é a segunda maior bancada da Casa, perdendo apenas para o Partido dos Trabalhadores (PT) que possui 88 parlamentares. O partido é aliado do governo nas votações e a liderança é importante para articulação política com o Congresso Nacional.